Vendas no varejo de Ribeirão Preto caem -1,97% em janeiro
Vendas no varejo de Ribeirão Preto caem -1,97% em janeiro

Vendas no varejo de Ribeirão Preto caem -1,97% em janeiro

Setor de Livraria/Papelaria foi o que mais contratou e o que menos vendeu, segundo a pesquisa Movimento do Comércio, do Sincovarp

Depois de registrar variação positiva no último mês de dezembro, o número das vendas do comércio de Ribeirão Preto caiu -1,97%, em janeiro de 2017, na comparação com o mesmo período do ano passado, é o que aponta a pesquisa Movimento do Comércio, realizada pelo Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região).

Entre as empresas entrevistadas, 50% consideraram que venderam menos em janeiro de 2017 do que em janeiro do ano anterior, enquanto 43,8% declararam o contrário e 6,3% responderam que as vendas foram equivalentes.

Setorial

O pior resultado de vendas foi o do setor de Livraria/Papelaria (-5,45%), justamente em um mês em que deveria faturar mais. Em seguida vieram os setores de Ótica e de Tecidos/Enxoval, ambos com queda de -3,67%, Móveis (-3,58%), Eletrodomésticos (-3,11%), Presentes (-0,84%) e Cine/Foto (-0,13%). Variação positiva tiveram os setores de Vestuário (+1,75%) e de Calçados (+0,94%).

 Emprego

A pesquisa apontou uma queda de -0,14% no nível de emprego do comércio varejista de Ribeirão Preto, em janeiro, resultado muito próximo da estabilidade. Entre as empresas entrevistadas, 95,8% mantiveram o número de funcionários no período, enquanto 2,1% demitiram e, igual percentual, 2,1%, admitiram novos colaboradores. O setor que mais contratou foi o de Livraria/Papelaria (+2,78%), já o que teve maior redução foi o de Tecidos/Enxoval (-4%).

 Análise

Segundo Marcelo Bosi Rodrigues, economista e responsável pela pesquisa, a economia continua “morna”. “Embora muitos indicadores econômicos, como taxa de juros, câmbio e inflação, tenham começado a dar sinais de melhora, outros como taxa de desemprego e consumo, que impactam diretamente no dia a dia das famílias, continuam ruins. Esse cenário, embora traga uma melhoria na expectativa futura, não é suficiente para aquecer a economia e melhorar as vendas”, finaliza.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: