12 cursos da USP estão entre os 50 melhores do mundo
A USP está entre as 100 melhores universidades na classificação geral

12 cursos da USP estão entre os 50 melhores do mundo

Universidade de São Paulo tem o melhor desempenho da América Latina

A USP está entre as melhores universidades do mundo em 45 das 54 áreas específicas avaliadas no QS World University Ranking by Subject, divulgado na última semana. 

 

Desse total, 12 áreas específicas foram classificadas entre as 50 melhores: Odontologia (14ª posição); Engenharia de Petróleo (24ª); Antropologia (27ª); Agricultura e Silvicultura (28ª); Engenharia de Minas (30ª); Enfermagem (36ª); Línguas Modernas (41ª); Ciência Veterinária (42ª); Arquitetura (44ª); Sociologia (44ª), Engenharia Civil e de Estruturas (45ª); e Direito (47ª).

 

Em 26 áreas específicas a Universidade ficou entre a 51ª e a 100ª posição; em cinco áreas, entre as 150 melhores; e, em duas áreas, entre as 200 melhores.

 

As áreas específicas são agrupadas em cinco grandes áreas e a USP está entre as 100 melhores na classificação geral de todas as cinco: Ciência Social e Administração (45ª), Artes e Humanidades (49ª), Ciências da Vida e Medicina (51ª), Ciências Naturais (52ª) e Engenharia e Tecnologia (68ª).

 

Liderança na América Latina

 

Na edição deste ano do ranking, foram avaliados mais de 15 mil cursos de 1.594 universidades do mundo todo. Impulsionada principalmente pela boa classificação dos cursos de Odontologia, Engenharia de Petróleo, Antropologia e Agricultura, a USP foi a instituição da América Latina com melhor desempenho no ranking.

 

Publicado desde 2011 pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa especializada em instituições de ensino superior, o ranking avaliou as universidades de acordo com quatro indicadores (reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações científicas e índice H), adaptados de acordo com cada área específica.

 

Com informações Jornal da USP


Cecília Bastos/USP Imagens

Compartilhar: