
Abrasel abre inscrições para cursos de gastronomia, serviço e gestão de bares e restaurantes
Em parceria com o Senac, associação vai oferecer 127 cursos em Ribeirão Preto e espera qualificar pelo menos 750 profissionais em 2025; saiba como se inscrever
A Associação de Bares e Restaurantes da região de Ribeirão Preto (Abrasel Alta Mogiana), em parceria com o Senac, anunciou a abertura de 50 opções de cursos em 2025. A expectativa é capacitar mais de 750 alunos ao longo do ano. O número de novos cursos representa um aumento de 285% em relação às qualificações oferecidas em 2024. As primeiras turmas têm início programado para a primeira quinzena de fevereiro. Clique aqui para saber mais sobre inscrições e cursos oferecidos.
Os cursos são gratuitos, abertos ao público, principalmente para quem já atua na área, e são divididos em três grades: Cozinha, Gestão e Salão. São qualificações para garçom, cozinha regional e comunicação e gestão de bares, entre outras. Ao todo serão 127 turmas dividas em cursos com cargas horárias entre 16 e 40 horas. Todas as aulas acontecem na sede da Abrasel Alta Mogiana, que fica na rua João Penteado, 386, no Jardim Sumaré, e ministrados por docentes capacitados do Senac Ribeirão Preto.
Renato Munhoz, presidente da Abrasel Alta Mogiana, destaca que essa iniciativa é essencial para o desenvolvimento da região. Segundo ele, o objetivo é atender à crescente demanda por profissionais qualificados na região e tornar a escola uma referência no setor. "Queremos contribuir diretamente para o fortalecimento do setor gastronômico, elevando o nível de profissionalismo e impulsionando o crescimento econômico da nossa região", afirma.
Reformada recentemente, a Escola de Gastronomia da Abrasel em Ribeirão Preto conta com uma estrutura moderna que inclui dois laboratórios para atividades práticas e um auditório/sala de aula para os cursos teóricos. Para atender à rotina dinâmica dos estabelecimentos, os cursos possuem duração média de quatro a 10 aulas, com encontros que podem ser realizados uma vez por semana nos períodos da manhã, tarde ou noite.
Foto: Divulgação