Alckmin suspende a reorganização escolar

Alckmin suspende a reorganização escolar

O governador afirmou que praticará o diálogo com os estudantes

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta sexta-feira, 4, a suspensão da reorganização escolar. Alckmin disse que antes que o projeto de reorganização volte, haverá diálogo em todas as escolas.

Em pronunciamento no Palácio dos Bandeirantes, o governador disse que a reorganização está suspensa e não será mais aplicada em 2016 e os alunos vão continuar nas escolas onde estão, além de propor o diálogo com os estudantes.

Para justificar a atitude, ele até citou uma frase do Papa Franscico, que defende o diálogo para suprimir os atos de violência, como que a Polícia Militar vem reprimindo os manifestantes que protestaram na capital do Estado durante a semana.

“’Entre a indiferença egoísta e o protesto violento há uma opção sempre possível: o diálogo’”, parafraseou.

A reorganização, proposta em setembro, visava separar as escolas por ciclo único e também planejava o fechamento de 93 escolas no estado. Cerca de 300 mil alunos seriam afetados pela proposta.

Em Ribeirão Preto, a reorganização iria afetar, em 2016, cinco escolas. Isso fez com que estudantes de mais de 200 estabelecimentos de ensino ocupassem as unidades em protesto contra o projeto, por alegarem que não houve diálogo entre o estado e os estudantes e professores.

Em solidariedade, as escolas que passariam pela reorganização a partir do próximo ano, alunos do E.E. Otoniel Mota, que não seria afetada inicialmente, ocuparam a escola na última terça-feira, 1º de dezembro.

Foto: Eduardo Saraiva/ A2img

 

 

 

Compartilhar: