
Aluno de Ribeirão Preto representará São Paulo em etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul
Estudante da rede estadual foi escolhido entre 79 participantes de todo o Brasil e levará projeto sobre agricultura familiar à etapa internacional, em Foz do Iguaçu
Daniel Antônio Consolate de Sousa, aluno da Escola Estadual Doutor João Palma Guião, em Ribeirão Preto, foi selecionado para representar o estado de São Paulo na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul. A escolha foi anunciada na quinta-feira, 29, após a participação do estudante na fase nacional do projeto, realizada em Brasília (DF).
A etapa internacional está prevista para os dias 11, 12 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), reunindo representantes de diversos países do bloco sul-americano.
Daniel se destacou ao apresentar um projeto voltado à agricultura familiar, tema que considera essencial para o desenvolvimento do país. “Me considero um aluno ligado a pautas políticas. Acompanho bastante o trabalho do governo de São Paulo e do governo federal. Escrevi um projeto sobre políticas públicas voltadas à agricultura familiar no Estado, no Brasil e nos países do Mercosul, que é um pilar essencial, pois é o que alimenta o nosso Brasil. Na região de Ribeirão Preto, por exemplo, 70% dos alimentos vêm da agricultura familiar”, explicou.
Esta foi a primeira vez que o estudante viajou de avião. Antes de embarcar para Brasília, Daniel visitou a sede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e se reuniu com o secretário estadual de Educação, Renato Feder, e com o secretário executivo, Vinicius Neiva.
A etapa nacional do Parlamento Juvenil reuniu 79 estudantes de todo o Brasil. Após a apresentação dos projetos, os próprios participantes elegeram um representante por estado. Daniel foi o escolhido por São Paulo e, agora, se prepara para apresentar suas propostas na etapa internacional ao lado de alunos de outros 25 estados e do Distrito Federal.
Além de Daniel, também participaram da fase nacional as alunas Maria Eduarda Santos Marques, da Escola Estadual Professor Napoleão de Carvalho Freire, e Adrielly Sofia de Oliveira de Sena, da Escola Estadual Professora Maria Ribeiro Guimarães Bueno — ambas da capital paulista. A delegação paulista foi acompanhada pelo diretor do Departamento Curricular da Coordenadoria Pedagógica da Educação, Fábio Paiva.