Alunos da Escola SEB Ribeirânia produzem jogos de raciocínio lógico para doação
Alunas durante a confecção dos jogos

Alunos da Escola SEB Ribeirânia produzem jogos de raciocínio lógico para doação

Foram confeccionados 11 kits, cada um com sete atividades como quebra-cabeça e jogo de encaixe. Materiais são direcionados para instituições filantrópicas de Ribeirão Preto

Alunos da Escola SEB Ribeirânia, de Ribeirão Preto, produziram jogos que incentivam o raciocínio lógico e a coordenação motora fina de idosos, com o objetivo de doar a instituições filantrópicas da cidade. O projeto intitulado 'Bem Fazer' nasceu na turma do 2º ano do Ensino Médio e envolveu estudantes de diferentes séries, que ajudaram na confecção dos jogos. Ao todo, foram produzidos 11 kits, cada um com quatro jogos de raciocínio lógico e três atividades para a coordenação motora dos idosos. Parte do material já foi entregue para uma casa de repouso e, nos próximos dias, os alunos devem entregar duas caixas para outras instituições. 



 

Uma das responsáveis pelo projeto, a professora Cíntia Perri, explica que os jogos foram feitos a partir de pedaços de MDF que seriam descartados e tintas coloridas, e que os alunos que lideraram todo o processo na sala maker da escola. Eles foram inspirados pelo conceito de neuróbica, que se refere a atividades de estimulação cognitiva que funcionam como “exercícios aeróbicos para o cérebro”. "A gente ajuda com algumas ideias e direcionamentos, mas os estudantes que fizeram tudo. É uma iniciativa muito importante para a escola e para a sociedade em que está inserida", avalia Cíntia.



 

O projeto, coordenado também pelos professores Hebert Nogueira e Luciene Cristina Oliveira, inclui ainda a produção de bichinhos de feltros, os ‘monstrinhos’. Os alunos da SEB Ribeirânia confeccionaram 400 bichinhos que foram doados, em outubro, a uma creche da região.  Os próprios estudantes foram ao local realizar a entrega. 



 

O ‘Bem Fazer’ foi um dos destaques do Think Stars, um programa do Grupo SEB que, anualmente, premia os principais projetos pedagógicos de toda a rede. Foram cerca de 200 iniciativas inscritas e o projeto do SEB Ribeirânia levou a categoria ‘Projetos para Soluções Globais’. Impactar positivamente a sociedade ao redor do ambiente acadêmico é uma das missões do Grupo SEB, que tem uma rede composta por mais de 7 mil agentes de transformação, responsáveis por ampliar as oportunidades de mais de 400 mil estudantes em cerca de 40 países.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: