Até 2021, USP terá 50% das vagas para alunos negros e de escolas públicas

Até 2021, USP terá 50% das vagas para alunos negros e de escolas públicas

Medida aprovada pelo Conselho Universitário cria novas regras e prevê um aumento gradual das cotas

A Universidade de São Paulo (USP) aprovou, em sessão realizada pelo seu Conselho Universitário na terça-feira, 4, a reserva de vagas para alunos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) nos cursos de graduação da Universidade a partir do próximo ano. Esta é a primeira vez que a USP irá adotar uma política institucional de cotas sociais e raciais.

A ideia é que a inclusão desses alunos seja feita de forma escalonada a partir do próximo ano: no ingresso de 2018, serão reservadas 37% das vagas de cada Unidade de Ensino e Pesquisa; em 2019, a porcentagem deverá ser de 40% de vagas reservadas de cada curso de graduação; para 2020, a reserva das vagas em cada curso e turno deverá ser de 45%; e no ingresso de 2021 e nos anos subsequentes, a reserva de vagas deverá atingir os 50% por curso e turno.

Um dos destaques ao texto original da proposta é que, na reserva de vagas para os estudantes de escolas públicas, 37% das cotas serão para estudantes autodeclarados PPI, índice equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo verificada pelo IBGE.

Entretanto, a abertura de novas vagas para cotas não irá afetar ou diminuir as vagas na ampla concorrência do seu vestibular, a Fuvest. As vagas oferecidas pelo sistema de cotas virão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, em 2018, serão oferecidas 11.147 vagas. Desse total, 8.402 serão reservadas para candidatos aprovados pela seleção da Fuvest e 2.745 para o Sisu.

As 2.745 vagas reservadas para o Sisu serão distribuídas em três modalidades: 423 serão para ampla concorrência, 1.312 para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas e 1.010 para alunos oriundos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). Em relação ao vestibular de 2017, houve aumento de 407 vagas destinadas ao Sisu.


Foto: Adriana Cruz -USP

Compartilhar: