Aulas na rede municipal de RP começam na segunda-feira, 8, de forma remota

Aulas na rede municipal de RP começam na segunda-feira, 8, de forma remota

Decisão da Justiça do Trabalho suspendeu retorno presencial nas escolas da Prefeitura

O ano letivo da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto terá início na segunda-feira, 8, de forma totalmente remota. O anúncio foi feito nessa quarta-feira, 3, pelo secretario de Educação Felipe Elias Miguel. O retorno é válido para alunos da educação infantil, ensino fundamental, educação para jovens e adultos (EJA) e educação especial.

De acordo com a pasta, as unidades escolares já receberam os materiais que serão utilizados no primeiro bimestre, período que deverá ser utilizado para o acolhimento e readaptação dos alunos e dos próprios professores à rotina escolar. Quanto ao conteúdo, será feita uma revisão dos temas ministrados no ano anterior, de forma resumida. 

Os canais Google Classroom, aulas ao vivo no programa Escola na TV, vídeo-aulas, Whatsapp, Facebook e envio de material impresso aos estudantes serão utilizados como forma de comunicação e ensino entre as unidades de ensino, alunos e famílias. 

"Destacamos que o programa 'Escola na TV, que também inicia no dia 8, terá a sua programação integrada às sequências didáticas norteadas pela Secretaria, sempre com o objetivo de complementar as atividades pedagógicas", informou a Secretaria de Educação.

A Secretaria também informou que o acompanhamento da aprendizagem, frequência e da entrega das atividades será realizado pelo professor, com a orientação da gestão escolar, por meio de um sistema digital.

Presencial sem previsão 

Segue suspenso, por tempo indeterminado, o retorno presencial das aulas na rede municipal em Ribeirão Preto. A suspensão partiu de uma determinação da Justiça do Trabalho que solicitou à Prefeitura novas medidas de segurança contra a Covid-19 nas escolas.

"Nesse momento, as aulas ficam suspensas por tempo indeterminado. Não haverá ensino remoto. Nosso planejamento combina aula presencial com as atividades remotas e qualquer tipo de mudança nesse sentido levaria cerca de quatro semanas para replanejarmos o ano letivo. Nós ficamos por três meses planejando um ano seguro e tranquilo para os nossos estudantes", relatou o secretário de Educação, Felipe Elias Miguel.

A determinação para a suspensão do retorno, previsto inicialmente para a segunda-feira, 1º de março, foi assinada pelo juiz João Baptista Cilli Filho, da 4ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto. O magistrado acolheu um pedido liminar do Sindicato dos Servidores Municipais que solicitava a suspensão das aulas devido à falta de segurança aos professores.

Na decisão, o juiz mencionou o elevado número de casos de Covid-19 no país e em Ribeirão Preto. Além de citar a variante de Manaus, que já circula em Ribeirão Preto e Araraquara.

"Por tudo que se tem, incessantemente, ouvido, pelas mais respeitáveis vozes do meio científico, fica difícil falar em ambiente escolar seguro para o retorno presencial das aulas, sem a testagem e a vacinação em massa, ambas ações estão longe de alcançar, por ora", escreveu o juiz.

Assim, o acolhimento da tutela de urgência do Sindicato fica mantida até que a Prefeitura atenda às medidas de segurança necessárias para o retorno. O município deverá comprovar a aquisição de máscaras, insumos, o cumprimento de protocolos sanitários, entre outras demandas.

O secretário de Educação garantiu que o governo municipal irá encaminhar toda a documentação comprobatória para a Justiça. Porém, uma das solicitações, em específico, deverá atrasar esse retorno. 

O secretário também ressaltou que uma decisão interlocutória, no âmbito da Justiça do Trabalho, não cabe recurso. O magistrado solicitou um laudo assinado por três infectologistas de todas as 110 escolas municipais em Ribeirão Preto. "Isso levaria, em tese, no mínimo um mês", pontuou Miguel.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: