Aulas presenciais são retomadas em Ribeirão Preto 
Estudantes de Ribeirão Preto retornaram às salas de aula nesta quinta-feira, 3 de fevereiro

Aulas presenciais são retomadas em Ribeirão Preto 

Cerca de 48 mil alunos da Rede Municipal de ensino voltam às aulas presenciais nesta quinta-feira, 3 de fevereiro

Nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, as aulas presenciais na Rede Municipal de ensino foram retomadas em Ribeirão Preto. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação cerca de 48 mil estudantes retornaram às salas de aula para início do ano letivo de 2022.

No ano passado, as aulas presenciais do ensino fundamental foram retomadas com restrições enquanto a educação infantil seguiu no modelo de revezamento até o fim do ano. Já o ano letivo de 2022 retomou as aulas 100% presenciais para os segmentos da educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, educação especial e ensino profissionalizante, cumprindo os protocolos de segurança sanitária para prevenção à Covid-19. 

Durante a retomada presencial das aulas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vereador José Delibo, no bairro Castelo Branco Novo, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) comentou as adequações e medidas de segurança adotadas para a volta às aulas na cidade. "Tomamos todas as precauções necessárias, médicos infectologistas vistoriaram todas as nossas mais de mil salas de aula e identificaram todos os pontos necessários para os cuidados sanitários. Os professores e os diretores estão orientando os alunos para as regras de boa conduta para poder evitar aumentar o contágio e nós estamos felizes com o retorno desses quase 48 mil alunos”, disse o prefeito.

O prefeito, Duarte Nogueira, participou do retorno às aulas presenciais nesta quinta, 3

Protocolos e medidas 

Entre as medidas estabelecidas para a volta às aulas desde o ano passado, quando cerca de 24 mil alunos do ensino fundamental retornaram às salas de aula, está a distribuição de EPI's necessários como máscaras para alunos, professores e funcionários, sabonete líquido, água sanitária e álcool líquido e em gel. 

Os ambientes escolares também foram averiguados por médicos infectologistas contratados pela Prefeitura que estabeleceram critérios objetivos para o retorno presencial. “Nosso foco é o aluno. Tudo que envolve sua aprendizagem e recuperação destes últimos anos será feito. É muito importante que nessa retomada 100% presencial, os pais e responsáveis nos ajudem para que todos os protocolos sanitários continuem sendo cumpridos e, assim, mantermos os índices pandêmicos sob controle”, explicou o secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel.

Para o ano letivo de 2022, foram implementadas a ampliação da carga horária, com a implantação da 6ª aula para alunos do ensino fundamental; uma recuperação paralela no contraturno escolar, com ênfase nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática; laboratórios de informática e formação continuada personalizada para desempenho eficiente em oficinas práticas de leitura e matemática. 

Também foi anunciada uma reestruturação na disciplina de Língua Inglesa, com a implantação de três aulas semanais para os anos iniciais do Ensino Fundamental e a ampliação para cinco aulas semanais para os anos finais.

Leia mais:

Saúde abre novo agendamento para vacinação infantil em Ribeirão Preto

Abertas inscrições para competição de tecnologia voltada a estudantes


Fotos: Luan Porto 

Compartilhar: