Aulas virtuais da rede estadual de ensino começam nessa segunda-feira, 27
Aulas que contarão como dias letivos começam nessa segunda-feira, 27, virtualmente

Aulas virtuais da rede estadual de ensino começam nessa segunda-feira, 27

Segundo secretaria, material de apoio ainda será entregue aos alunos; retomada valerá como dias letivos

Os alunos da rede estadual de ensino começarão a ter aulas virtuais a partir desta segunda-feira, 27. As aulas à distância contarão como dias letivos. 

De acordo com a Secretaria de Educação Estadual, cerca de 3,5 milhões de alunos vão começar a receber, também nesta segunda, 27, o material escolar, composto por apostilas, gibis, livros e manual de orientação para as famílias. Os kits serão entregues nas próprias escolas estaduais, de forma escalonada.
 
No dia 3 de abril, foi lançado o Centro de Mídias da Educação de SP (centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br), uma plataforma que vai permitir que os estudantes da rede estadual tenham acesso gratuitamente a aulas ao vivo, videoaulas e outros conteúdos pedagógicos durante o período do isolamento social.

“O Centro de Mídias SP, por meio de plataforma digital e da TV Cultura, vai permitir que os 3,5 milhões de alunos da rede pública tenham acesso ao ensino de qualidade com professores e especialistas da Secretaria da Educação”, explicou o governador João Doria (PSDB).

As aulas na rede estadual de São Paulo estão suspensas desde o dia 23 de março como medida de controle à propagação do coronavírus. 

“Pensado na lógica de uma rede social, o aplicativo permite grande interação entre professores e estudantes. Este app irá auxiliar para que os professores estejam o mais próximos possíveis de cada um dos nossos 3,5 milhões de estudantes. Isso vai acontecer graças à tecnologia, que deve ser cada vez mais uma grande aliada da educação”, afirmou o Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares.

O download do Centro de Mídias SP está disponível para os sistemas Android e IOS. Para ter acesso, estudantes e professores da rede estadual terão de fazer o login com os mesmos dados usados na Secretaria Escolar Digital (SED). Além da ferramenta que vai viabilizar o ensino presencial mediado por tecnologia, o Governo de São Paulo também fechou um contrato com a TV Cultura, que vai transmitir as aulas.

Volta presencial
Na sexta-feira, 24, o Governador João Doria anunciou que as aulas presenciais nas redes públicas estadual e municipais serão retomadas de forma gradual e regionalizada a partir de julho. Para alunos de creches e unidades de educação infantil, o retorno pode ser antecipado. Porém, o cronograma depende de aval do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo.

A Secretaria de Estado da Educação informou que a retomada será feita de maneira controlada e planejada, zelando pela saúde e segurança da comunidade escolar e da sociedade. As atividades na educação infantil só serão retomadas uma vez que as regiões estejam autorizadas pela Secretaria Estadual da Saúde.

“A educação infantil, que tem atendimento de creche, será priorizada pensando especialmente nas mães que trabalham fora e nas demais configurações de famílias que necessitam de cuidados integrais aos filhos, para que retornem ao trabalho”, disse o Secretário Rossieli Soares.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: