Biblioteca Padre Euclides promove palestra "Todos contra a hanseníase"

Biblioteca Padre Euclides promove palestra "Todos contra a hanseníase"

Ação que faz parte da campanha nacional conta com a presença de Fred Bernardes Filho, dermatologista e hansenólogo

A Biblioteca Padre Euclides, de Ribeirão Preto, promove na quinta-feira, 27, às 19h, uma palestra com ações da campanha “Todos contra a hanseníase”. O evento acontecerá no auditório da biblioteca, com limite para 50 pessoas.  

Faz parte da programação, o médico dermatologista e hansenólogo, Fred Bernardes Filho, que irá lembrar a importância do Janeiro Roxo, dedicado sobre a conscientização da hanseníase.

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, transmitida pelo Bacilo de Hansen, através de espirros e tosse, de pessoa doente para uma pessoa saudável. Porém, para adoecer, é preciso o convívio muito próximo e por muito tempo. O potencial do bacilo é afetar os nervos, perdendo ou diminuindo a sensibilidade ao toque, à dor, ao frio e calor, pode apresentar manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, sentir formigamentos ou fisgadas pelo corpo.

Atualmente, o Brasil ocupa o primeiro lugar no mundo em diagnósticos de casos de hanseníase em relação ao numero de habitantes, e é o segundo país – perdendo somente para a Índia – em numero absoluto de casos. A doença tem cura e tratamento é gratuito – a medicação é doada pela OMS ao Brasil. Ainda assim, o Brasil é um país que diagnostica tardiamente a hanseníase, depois que o paciente já convive com a doença por anos e apresenta sequelas irreversíveis e incapacitantes.

“O debate vem em boa hora porque a cidade de Ribeirão Preto é, hoje, o município com mais casos de hanseníase no Estado de São Paulo. É bom lembrar que isso é positivo porque a doença está em nossa sociedade faz muito tempo. E faz muito tempo que a Sociedade Brasileira de Hansenologia vem alertando autoridades sobre uma endemia oculta de hanseníase no Brasil. Isso quer dizer que há milhares de doentes sem diagnóstico e, por consequência, sem tratamento, transmitindo o bacilo. Com o aumento de diagnósticos e a conscientização, conseguimos caminhar para o controle da doença”, explica o hansenólogo Fred Bernardes Filho.

A Bilioteca Padre Euclides distribuirá exemplares impressos da nova edição da cartilha Todos contra a hanseníase. Além do presencial, a palestra também será transmitida pelas redes sociais: Facebook e Instagram.


Foto: Divulgação

Compartilhar: