Candidatos de Ribeirão Preto aprovam tema da redação do Enem 2018
“A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” foi o assunto discutido na prova

Candidatos de Ribeirão Preto aprovam tema da redação do Enem 2018

Estudantes dizem que já vinham se preparando para dissertar a respeito do tema proposto na prova deste domingo, 4

Estudantes que prestaram o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 – que começou neste domingo, 4 -, em Ribeirão Preto, avaliaram positivamente a prova e o tema da redação aplicada nesta edição. Os candidatos apontaram que tiveram conteúdo para tratar do assunto.

A estudante de terapia ocupacional Rafaela Rondado, de 22 anos, fez a prova do Enem pela sexta vez. Ela, que já está no ensino superior, pretende usar a prova para conseguir um financiamento estudantil. Com experiência, Rafaela apontou que o nível de dificuldade foi similar à de outros anos, porém acessível para quem se preparou.Rafaela disse que já esperava que a redação do Enem 2018 fosse sobre internet“Ela está tranquila igual a todos os anos”, comentou a estudante, que gostou do tema da redação – que tratou da manipulação de dados na internet -, por já ter estudado a respeito. “Eu já tinha estudado para este tema, então foi tranquilo. Eu já tinha feito pesquisas na internet que falavam que esse era um dos prováveis temas do Enem, então deu para estudar junto com professores de redação”, disse.

Leia mais:
Manipulação pela internet é tema da redação do Enem 2018

Mesma percepção foi apontada pelo candidato Rafael Aparecido dos Santos, de 20 anos. Ele, que pretende concorrer para uma vaga em um curso de Administração ou Ciências Contábeis, disse que o nível foi mais fácil do que o da edição passada, que ele também prestou.Rafael acredita que a prova de 2018 está mais fácil do que do ano passado“Achei mediana. Porque no ano passado achei um pouco mais difícil, o tema da redação eu também achei melhor, foi mais fácil. Gostei porque deu para falar bastante. Abrange bastante as fake News e as eleições. Semana que vem vai ser pior, matemática, química e física”, declarou Rafael.
Já Stefani disse que a prova está mais difícil.
Já a estudante de Ciências Contábeis Stefani Aparecida Maurício Albino, de 18 anos, que pretende usar o Enem 2018 para trocar de faculdade, achou que o nível foi mais exigente do que no ano anterior. Para ela, as questões apresentadas estavam mais complexas. “Mais difícil do que no ano passado, pois estava mais complicado de comentar o tema da redação e as questões foram mais complexas. Eu acho que fui mediana, não esperava esse nível de dificuldade”, lamenta.

‘Tema atual’

Para o professor de Língua Portuguesa Luiz Puntel, o tema da redação do Enem 2018, “A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, tem tudo a ver com o momento que o Brasil e o mundo está passando e, por isso, está na boca do povo e sendo bastante discutido.

“Uma questão de você ser monitorado por suas procuras, suas compras na internet. Você vai procurar um livro, e de repente você recebe um aviso de que tem um igual, que quem se interessou por um livro, já se interessou por outros também. E, pela questão das fake News, que nas campanhas tanto do Trump, quanto do Bolsonaro, acusações de que pegaram informações de quem você era e te bombardearam com informações do candidato ou contra o opositor. Bem atual. E dentro deste pacote todo que é a tecnologia da internet e da contemporaneidade”, analisa o professor.

 

 

 

 

 


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: