Celso Antunes apresenta palestra sobre educação infantil, em Ribeirão Preto
Evento será realizado no auditório da Acirp; para participar, é necessário confirmar presença por telefone

Celso Antunes apresenta palestra sobre educação infantil, em Ribeirão Preto

Autor de diversos livros didáticos, o professor, pensador e escritor é o convidado da Revide Educação

A Revide Educação 2018 convida o professor, pensador e escritor Celso Antunes para a palestra "Como educar em tempos líquidos. Brincar e estimular o cérebro infantil", nesta segunda-feira, 1, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp).

Formado em geografia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em ciências humanas e especialista em inteligência e cognição, Antunes já visitou cerca de 500 cidades, no Brasil e no exterior. Sempre compartilhando sua experiência de 60 anos na educação com educadores e alunos, Antunes é considerado referência no Brasil.

Em entrevista à Revide Educação, Antunes explicou, entre outros assuntos, do que trata a palestra que traz a Ribeirão. Sobre o termo “tempos líquidos”, o professor explica que essa é uma expressão muito usada e que pertence ao filósofo e sociólogo recentemente falecido, Zygmunt Bauman. O polonês dizia que, tempos atrás, todas as instituições eram muito sólidas: o lar, a igreja, o trabalho, a lei.

“Diante de tanta clareza, os pais não tinham dificuldade em passar certos conhecimentos para os filhos, pois eram os mesmos que eles haviam recebido dos próprios pais. [...] Hoje, as transformações ocorrem muito depressa [...]. Diante de tantas facilidades, aquilo que era sólido se liquefez”, explica Antunes.

Para ele, o problema também deve ser observado pelas universidades. Antunes indica que, assim como nos cursos da área de saúde em que existe um período de residência, no qual o saber acumulado em aulas teóricas é transformado em vivência, esta etapa também deve ser respeitada durante a graduação do pedagogo.

"Quando observamos a educação, percebemos que o que existe no momento da conclusão de um curso de pedagogia, por exemplo, quando muito, é um estágio supervisionado que, infelizmente, não é levado muito a sério. [...] Quando sairmos dessa formação imprecisa e imperfeita e passarmos para uma formação mais significativa, começaremos a melhorar”, argumenta o professor.

Palestra "Como educar em tempos líquidos. Brincar e estimular o cérebro infantil" com Celso Antunes
Quando:
segunda-feira, 1º, às 18h
Onde: Auditório da Acirp, Rua Visconde de Inhaúma, 489
Necessário confirmar presença pelo telefone: (16) 3904 9734


Sob supervisão de Marina Aranha.


Foto: Arquivo pessoal

Compartilhar: