Combinando Palavras leva cultura e literatura para alunos de escolas públicas de Luís Antônio

Combinando Palavras leva cultura e literatura para alunos de escolas públicas de Luís Antônio

Projeto patrocinado pela GasBrasiliano incentiva a prática de leitura entre os jovens e promove encontro deles com a autora Márcia Kambeba

Alunos de três escolas de Luiz Antônio participam de encontro com ativista indígena e multiartista Márcia Kambeba.

 

Na última quarta-feira, 16, estudantes da EMEF e Técnica de Química de Luiz Antônio, da EMEF Professora Helena Maria Luiz de Mello e da EMEF Roberto Brayn, com idades entre 12 e 14 anos, participaram de um encontro, no Anfiteatro Municipal de Luiz Antônio, com a amazonense Márcia Kambeba, doutoranda em Estudos Linguísticos, mestre em Geografia, poeta, escritora, ativista das causas indígena e ambiental e autora dos livros Ay kakyri Tama - Eu moro na cidade, Saberes da Floresta e Kumiça Jenó: Narrativas Poéticas dos Seres da Floresta.


 

A atividade faz parte do projeto Combinando Palavras, programa patrocinado pela GasBrasiliano, companhia responsável pelo serviço público de distribuição de gás canalizado no noroeste do Estado de São Paulo. Parte da programação da 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, o programa desenvolvido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove atividades que incentivam os alunos à prática de leitura, auxiliando ainda no desenvolvimento de habilidades artísticas como música, dança e outros.

 

De acordo com Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o projeto Combinando Palavras é a possibilidade de fazer conexões. “Conexões entre o mundo desconhecido e distante, pois estamos em Luiz Antônio e nos aproximamos de Belém e do Amazonas, fazendo referências. Parece que as coisas ficam perto e quem faz as coisas distantes ficarem perto é a própria literatura, é uma possibilidade de reler o mundo”, analisa.


 

Daniela Perecin, que representou a secretária de Educação de Luiz Antônio, lembrou que o Combinando Palavras é uma parceria maravilhosa que acontece desde 2022.  “Os alunos se sentem representados e é um projeto muito significativo de incentivo à cultura e leitura. O contato próximo com a autora é uma oportunidade única”, enfatiza.

 

Na ocasião, o vice-prefeito da cidade, Alex Naves, reforçou que a educação e a leitura transformam os jovens, o que mostra a importância do projeto. “Programas como este agregam muito aos nossos jovens e a nossa comunidade.  Estamos sempre abertos a iniciativas como esta”, pontua.


 

Ricardo Niemeyer Hatschbach, CEO da GasBrasiliano, comenta que projetos como este vão ao encontro dos valores da companhia, que está comprometida em construir uma sociedade mais justa e igualitária através do desenvolvimento social e educacional das comunidades onde está inserida. “Estamos engajados nos compromissos ESG (Environmental, Social and Governance), valorizando a cultura, a leitura e a sustentabilidade. Por isso, a GasBrasiliano tem como premissa apoiar programas voltados à formação de crianças e jovens, dando oportunidades e favorecendo o crescimento social, intelectual e cultural deste grupo”, explicou.


 

A professora de Educação Física, Izael Donizeti Rosa, da EMEF Professora Helena Maria Luiz de Mello, conta que os alunos ficaram animados em participar do Combinando Palavras. “Eles se propuseram a fazer tudo com muito gosto e carinho, acolheram e abraçaram o projeto com entusiasmo e vontade. Fora que o encontro com a autora trouxe uma riqueza cultural e conhecimento imensuráveis. Independente da região, cidade ou do lugar que você esteja, o importante é aprender que o outro tem a sua bagagem cultural que deve ser respeitada. Respeito acima de tudo”, elenca.

 

Para a aluna Laura Fernandez Freirias, da EMEF e Técnica de Química, participar do Combinando Palavras foi uma experiência incrível por conhecer novas culturas e a autora. “Vou levar como lição de vida que temos que ser fortes. A Márcia Kambeba enfrentou muita coisa e olha onde ela está hoje! Tudo é possível, independente da sua cultura, da sua cor e da sua etnia”, conclui.


Foto: Acervo Pessoal

Galeria de imagens

Compartilhar: