"Comprova, Revide" faz parte de debate em colégio de Ribeirão Preto
O debate teve a presença professores de várias disciplinas e da editora do Portal Revide, Marina Aranha

"Comprova, Revide" faz parte de debate em colégio de Ribeirão Preto

O evento, realizado no Colégio Auxiliadora, teve como objetivo esclarecer aos estudantes os perigos que as fake news trazem à sociedade

A plataforma Comprova, Revide foi usada como método de ensino no combate contra as fake news, em debate realizado pelo Colégio Auxiliadora, de Ribeirão Preto. O evento contou com professores de várias disciplinas e com a editora do Portal Revide, Marina Aranha. Durante toda a palestra, foram transmitidas, aos alunos, as consequências que as notícias falsas podem ocasionar em todos os âmbitos da sociedade.

No começo do debate foi apresentado um vídeo que exemplificava diversas notícias falsas que caíram na boca da população. Além dele, vários outros trechos de documentários mostraram aos jovens o risco que a propagação dessas informações pode causar.

Um tema importante abordado no evento foi a superficialidade da informação. Os internautas, atualmente, tendem a ler o título da notícia, não se aprofundando e caindo em ciladas propositalmente colocadas pelos veículos propagadores de mentiras.

A diretora da Revide, Isabel de Farias, e a editora do Portal Revide, Marina Aranha, ao lado da equipe do Colégio Auxiliadora

Esta é uma das principais questões em torno das fake news. Um ato simples, como checar a data, o autor e o veículo faria toda a diferença para que a popularização da notícia fosse muito menor. Em razão do dinamismo do mundo de hoje, no entanto, um ato corriqueiro como o de verificação caiu em desuso.

A estudante Clara Bianchi Bahia, 17 anos, tenta auxiliar a avó, usuária do WhatsApp, para que duvide da informação e não propague notícias falsas. “Às vezes, ela manda essas notícias e eu tenho que alertar. ‘Vó pesquise sobre isso, tem que ver as fontes, não foi bem isso que a matéria queria dizer’. Eu tento sempre alertar meus familiares e amigos nessas questões”, diz.

O Comprova, Revide tem um papel crucial para desmascarar as mentiras que possam circular em Ribeirão Preto. Apresentada à iniciativa, Clara aprovou. “Achei muito interessante, é uma ferramenta muito útil e que tende a desmistificar as notícias, nos auxilia bastante”, comenta Clara.

Para outro estudante da instituição Enzo Saburi, 17 anos, os jovens tendem a ser mais propensos a identificar as fake news, mas é fundamental que o tema seja discutido em nosso cotidiano. “Neste caso, o Comprova, Revide só tem a agregar para as pessoas que não conseguem identificar com tanta facilidade o que é verdadeiro e do que é falso”, explica Saburi.

Iniciativa

As aulas multidisciplinares oferecidas pelo Colégio Auxiliadora ao Ensino Médio proporcionam interação entre os estudantes e promovem o debate. No caso do tema abordado, por exemplo, a informação e a troca de ideias podem ser boas maneiras de se prevenir contra as fake news. A orientadora pedagógica da instituição, Danielle Pavelqueires Rosa Minto, comenta que, uma vez ao mês, a instituição leva um profissional, de qualquer área, para expor um diferente ponto de vista aos alunos.

Em ano de eleição, por exemplo, o colégio irá realizar atividades para elucidar as propostas dos candidatos aos estudantes, por perceber que os jovens precisam formar opiniões políticas, principalmente em razão de se basearem, hoje, em informações que são divulgadas pela internet. “Nós tivemos uma grande preocupação neste quesito, por isso realizaremos um trabalho com os alunos para buscarmos todas as informações e proposta dos candidatos, para que os estudantes possam conhecer cada um antes de tomarem suas decisões”, informa Danielle.

Comprova, Revide

A plataforma Comprova, Revide, criada em 20 de março de 2018, foi a iniciativa pioneira da região de Ribeirão Preto, cujo objetivo é desmascarar as notícias falsas que circulam pela internet. A seção tem total foco em casos que repercutem na região de Ribeirão Preto, o que a deixa exclusiva e direcionada ao público regional. As matérias podem ser encontradas no menu da homepage do Portal Revide, onde estão listadas todas as notícias que já foram desmascaradas ou confirmadas pela equipe de reportagem.

Para a editora do Portal Revide, a ferramenta marcou uma nova etapa no veículo. "Com o Comprova, Revide, criamos um espaço de total interação com os internautas, e de completo esclarecimento. Com tanta informação desencontrada por aí, é fundamental termos a certeza de que podemos confiar em alguns veículos de comunicação. Dessa maneira, reforçamos a credibilidade e a seriedade do nosso trabalho", diz Marina.


Foto: João Camargo

Compartilhar: