Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, neste sábado, 12, alerta para dignidade das crianças
Impacto do trabalho infantil na educação das crianças é alto e prejudicial, segundo pesquisas

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, neste sábado, 12, alerta para dignidade das crianças

Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto busca formas de ampliar as possibilidades de denúncia

O dia 12 de junho é lembrando como a data Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Em Ribeirão Preto, a Secretaria de Assistência Social (Semas) busca formas de garantir que crianças e adolescentes denunciem a situação no município. Para a pasta, em parceria com os profissionais da Secretaria da Educação, pode ser feita uma identificação dos estudantes que sofrem com essa realidade. “A única solução para a erradicação do trabalho infantil é a educação, em turno duplo, além de políticas públicas no auxílio das famílias vulneráveis, para que não precisem complementar a renda”, explicou a juíza do trabalho, Márcia Cristina Sampaio Mendes. 

Acredita-se que a educação pode estimular esse ingresso dos adolescentes em programas de aprendizagem e desenvolvimento profissional, já que uma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) de 2019 confirma o impacto negativo do trabalho infantil na frequência escolar — 96,6% da população total de crianças e adolescentes, de cinco a 17 anos, é formada por estudantes, enquanto entre os trabalhadores infantis a estimativa é de 86,1%. A diferença é mais evidente no grupo etário de 16 e 17 anos: enquanto 85,4% da população total nessa faixa etária frequentava a escola, somente 76,8% dos adolescentes em situação de trabalho infantil estudavam. “Uma vez inseridos nesses programas, eles estão seguros de que não estarão expostos à exploração de suas energias, vitais para seu desenvolvimento humano”, explica Rafael dos Anjos, chefe da Divisão do Centro de Referência em Educação para as Relações Étnicos-Raciais da Secretaria da Educação.  

A iniciativa

A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 e, no Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros. 

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil. 


Imagem: Freepik

Compartilhar: