Dicas para amenizar o medo e a tensão para o Enem

Dicas para amenizar o medo e a tensão para o Enem

O exame acontece neste final de semana, 24 e 25 de outubro; Psicóloga apresenta truques para se tranquilizar nos dias de prova

Estudantes de todo o País já se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio, que ocorre no próximo final de semana, 24 e 25 de outubro. Como em todos os anos, desde a primeira edição do Enem, a expectativa dos alunos é alta. Jovens de Ribeirão contam como se preparam e o que esperam depois da prova nesta temporada.

Com início marcado para as 13h do dia 24, o ENEM 2015, concentra a maior quantidade de estudantes em busca de uma vaga nas Universidades de todo o Brasil. A aluna Victoria Lopes conta que se preparou o ano todo. “Estudei todos os dias, focada. A prova, em minha concepção, não é tão difícil, no entanto, exige disposição, atenção e paciência. E espero que minha dedicação seja suficiente para cravar uma vaga em uma Universidade Federal”, conta.

De acordo com a psicóloga Nathália Sabaine Cippola Roncato, o comportamento ansioso e as reações de medo ao prestar o exame são respostas comuns de nosso organismo.  

“Evitar essas reações diante de uma situação de estresse como o vestibular é quase impossível. Estes sentimentos provavelmente vão existir, mas a forma como são tratados determinará um maior ou menor sofrimento e este controle será fundamental para diferenciar o desempenho de um candidato de sucesso e de seus concorrentes”, afirma.

Pensando nessas reações, a Psicóloga Nathália Sabaine Cippola Roncato preparou, junto do Portal Revide, algumas dicas para amenizá-las e assim melhorar o desempenho no exame. Confira: 

Saiba distrair suas preocupações: alguns pensamentos que desqualificam suas competências podem ocorrer, como a subestimação da sua capacidade na resolução dos problemas e a superestimação do tamanho do problema. Alguns questionamentos podem dominar seus pensamentos como: 'como eu vou lidar se eu não conseguir resolver uma questão?', 'E se eu não passar no vestibular?', 'Acho que não sei nada', entre outras. Estes pensamentos são invasivos e pensar em combatê-los é pensar ainda mais neles e isso pode potencializar seus efeitos. A dica é competir com os pensamentos desmotivadores realizando atividades que o façam distrair. Assim que o pensamento ocorrer, comece a fazer ou falar coisas mais prazerosas e diferentes, que estejam distantes do tema que o preocupa. Assim conseguirá desviar seus pensamentos para algo mais positivo.

Cuide do corpo: estar preparado fisicamente é tão importante quanto ter estudado ou cuidar das reações emocionais. Aqui se destaca o cuidado com o sono e a boa alimentação próximo aos dias de prova. Durante o sono todo o conteúdo que foi aprendido é sedimentado em nossa memória de longo prazo. Ou seja, uma boa memorização garantirá um bom processamento de informações e, principalmente, uma boa recuperação dos conteúdos. Nem a falta, nem o excesso de sono são bons. Durma na medida em que seu corpo se sentir relaxado e capaz de funcionar de forma mais ativa. Assim como o sono, a alimentação também pode afetar o seu desempenho na hora da prova. Por isso, é importante preferir comidas leves e ingeri-las de forma regrada. Às vezes, no dia da prova, a ansiedade pode diminuir ou aumentar a fome, mas ficar sem comer ou fazer exageros pode prejudicar o organismo.

Se avalie: saber o que está interferindo seu rendimento ou desempenho nas provas de vestibular é muito importante, porém essas avaliações precisam ser reais e pouco fantasiosas. Por isso aposte em conversas sinceras entre você e sua história de estudo. Veja se conseguiu cumprir seus objetivos de estudo e se gastou tempo e esforços suficientes para adquirir conhecimento. Passar ou não na prova é consequência dos comportamentos que apresentou ao longo de todos os anos de dedicação. Este conhecimento é cumulativo e muitas vezes avaliado como insuficiente pelo vestibulando. Lembre-se: avaliar o conteúdo aprendido será uma tarefa do vestibular. A sua tarefa consiste em avaliar seus comportamentos que geraram o conhecimento. Ficando mais atento a eles, poderá acreditar que fez um bom trabalho e confiar mais no seu potencial.

Aposte na revisão e não no estudo na véspera da prova: muitas pesquisas mostram que conteúdos aprendidos são cumulativos e melhor aprendidos quando revistos de forma contínua, com intervalo de tempo entre eles. Estratégias de teste e checagem podem ser também uma maneira de recuperar conteúdos e prender na memória. Por isso, aposte em exercícios de revisão e testagem próximos da prova. Novos conteúdos podem causar interferência dos conteúdos aprendidos e prejudicá-lo na hora da prova.

Evite situações de estresse: o acúmulo de estresse é um dos fatores que dificultam a recuperação de conteúdos armazenados na memória de longo prazo. O momento do vestibular já é uma situação de muito estresse. Outras emoções associadas a ele potencializam seus efeitos. Uma emoção anterior pode ser potencializada ao viver outro fato de maior emoção. Por isso, evite situações em que possam resultar em aumento do estresse como brigas e discussões, por exemplo, ou ambientes que evocam outros sentimentos de alta intensidade, como raiva, tristeza, ansiedade entre outros. Tanto o estresse súbito, quanto o estresse acumulativo, são prejudiciais no processo de recuperação do conteúdo acumulado.

Aposte também nos eventos prazerosos: aumentar os momentos prazerosos ajuda, inclusive, na memorização de novos conteúdos. Não há como descrever o que é prazeroso para cada pessoa, pois isso depende do ambiente em que se encontra suas relações sociais e afetivas, condições socioeconômicas e, principalmente, da história de vida de cada um. Por isso, observe quais são as situações que podem gerar momentos de entusiasmo e euforia e tente arrumar condições para que eles ocorram. Uma dica para diminuir a ansiedade e aumentar sensações prazerosas são as técnicas de relaxamento e respiração. 

Controle apenas o que possível: depois de observar todas as dicas apresentadas é importante saber que cada indivíduo tem sua história e um repertório comportamental que consegue executar o que foi sugerido. Assim, conheça suas habilidades, interesses e potenciais e saiba, principalmente, reconhecer seus limites. Querer controlar tudo que pode prejudicá-lo na hora do vestibular e é uma tarefa quase impossível. Por isso, controle o que for possível, como as estratégias de estudo, o tempo de sono, a qualidade do estudo, os locais de prova, a decisão sobre a universidade que deseja cursar, a escolha da profissão de modo consciente e reflexivo, entre outros. Lembre-se de que cada um pode adotar as dicas da forma que melhor se adapta a sua realidade.

Revide On-line
Gabriela Maulim
Pedro Gomes
Fotos: Arquivo Revide 

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