Doria estabelece processo seletivo na contratação de dirigente regional de ensino de Ribeirão Preto
Novo modelo de gestão exonerou 34 dirigentes regionais de ensino, incluindo Ribeirão Preto

Doria estabelece processo seletivo na contratação de dirigente regional de ensino de Ribeirão Preto

Governador abre mão do concurso público e aposta em modelo de contratação internacional

O governador João Doria (PSDB) determinou que os novos dirigentes regionais de ensino no estado de São Paulo sejam contratados por meio de um processo seletivo, ao invés de concurso público.

Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a metodologia de avaliação é inspirada em modelos internacionais de gestão de pessoas no setor público e tem como objetivo valorizar competências como liderança, resiliência e tomada de decisões.

Além de Ribeirão Preto, outros 33 cargos de dirigente regional de ensino estão vagos no estado. Os antigos dirigentes foram exonerados após a implantação da última etapa do Projeto Líderes Públicos. "Trata-se de um programa pioneiro no Estado para identificar e valorizar pessoas com perfil de liderança, de modo a garantir eficiência e melhor gestão de escolas e instituições de ensino paulistas", afirma o governo estadual.

Nessa etapa, todos os dirigentes apresentaram planos de trabalho desenvolvidos na cidade em uma espécie de “entrevista de emprego”. Em Ribeirão Preto, a dirigente Simone Maria Locca foi exonerada no último dia 4 de junho. O comando da educação estadual no município, temporariamente, está sob os cuidados da supervisora de ensino, Darlene Stocco Gonçalves.  

Seleção

Segundo a Secretaria de Educação, o processo seletivo é composto por sete etapas: análise curricular; teste de perfil e aderência; entrevista por competência; entrevista com especialista e entrevista final realizada pelo secretário da Educação Rossieli Soares.

Para se inscrever o candidato deve possuir curso superior ou pós-graduação na área de Educação e que sejam titulares do quadro de magistério estadual. É necessário ainda ter pelo menos dez anos de experiência no magistério; ou oito, sendo dois deles na função de suporte pedagógico educacional ou direção de órgãos técnicos. As inscrições vão até o dia 28 de junho e podem ser feitas neste link.


Foto: Luan Porto

Compartilhar: