Edição do Festival Pint of Science 2021 começa nesta segunda-feira, 17
Respeitando o isolamento social, atividades serão transmitidas pelo YouTube

Edição do Festival Pint of Science 2021 começa nesta segunda-feira, 17

Evento realizado pela USP terá programação especial para as cidades de Ribeirão Preto, Rio Claro e São Carlos

O Festival Pint of Science 2021 da Universidade de São Paulo começa às 19h de segunda-feira, 17, e vai ser realizado por meio do canal do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP no YouTube. Na edição deste ano, terão programação especial as cidades de Ribeirão Preto, Rio Claro, e São Carlos.  

Na segunda-feira, 17, o evento vai abordar o tema O novo petróleo: quando dados viram mercadoria em um mundo dependente da Inteligência Artificial, que vai explicar de que forma a Inteligência Artificial e os dados pessoais se relacionam, além de quais mecanismos podem ser usados para proteção. Para o bate-papo, foram convidados três pesquisadores Cíntia Pereira de Lima, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP; Daniel Guimarães Pedronette, do IGCE-Unesp; e Kalinka Castelo Branco, do ICMC-USP. 

Já na terça-feira, 18, o tema é sobre Rochas microbiais: da origem da Terra a reservatórios de petróleo e o pré-sal. Nesse dia, o público vai conhecer os microbialitos, que são um tipo de rocha formada pela atividade metabólica de microrganismos e que contribuiu para a formação de importantes reservas de hidrocarbonetos, como o pré-sal aqui no Brasil. Os convidados da noite são os professores José Alexandre de Jesus Perinotto e Lucas Veríssimo Warren, do IGCE-Unesp, e Taís Suelem Viana, mestre em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP. 

E no último dia do evento, na quarta-feira, 19, o tema Por que os cientistas espionam os sons da natureza? explica sobre uma área de pesquisa que investiga as conexões entre os sons e diversos biomas, e utiliza ferramentas de ciência de dados para responder a perguntas relacionadas à ecologia. Vão participar do bate-papo a diretora do ICMC-USP, Maria Cristina Ferreira de Oliveira; o professor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro, Milton Cezar Ribeiro; e a bióloga Bruna Lima Ferreira, que é integrante do projeto Ilha do Conhecimento


Imagem: Freepik

Compartilhar: