Educação prepara retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino

Educação prepara retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino

Na próxima semana, Secretaria da Saúde deve abrir agendamento para os profissionais da Educação que ainda não receberam a 1º dose contra covid-19

Em transmissão ao vivo na tarde do dia 8 de julho, no Palácio Rio Branco, para explicar sobre as novas medidas de controle da pandemia em Ribeirão Preto, o prefeito Duarte Nogueira atualizou a população sobre o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino, que estão suspensas após o Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis ajuizar uma Ação Civil Pública. Durante a coletiva, foi anunciada a possibilidade de retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino na cidade, o ensino fundamental a partir do dia 3 de agosto, e o ensino infantil a partir do dia 23 de agosto. 

Na próxima semana, a Secretaria da Saúde deve abrir agendamento para os profissionais da Educação que ainda não receberam a 1ª dose de vacina contra covid-19.

“No melhor cenário, que envolve algumas condicionantes como a vacinação de todos os profissionais da Educação e uma decisão judicial da Justiça do Trabalho, a previsão é para 3 de agosto, para o ensino fundamental, e a educação infantil para 23 de agosto. Na próxima segunda-feira, deve ser aberto o agendamento para a conclusão da vacinação dos profissionais da educação com a primeira dose e essas vacinas devem ser aplicadas na quarta-feira. São pouco menos de dois mil profissionais que ainda não tomaram a primeira dose.”, explicou o secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel. 

Segundo informações do secretário, a prefeitura contratou uma equipe médica de infectologistas do Hospital das Clínicas, que irá avaliar as escolas e os ambientes escolares, para verificar as condições sanitárias, e o retorno das aulas presenciais na cidade deve ocorrer com 50% de capacidade das escolas.

A Educação trabalha desde o ano passado para que a volta das aulas presenciais ocorra de forma segura. “Todas as unidades escolares já receberam os EPIs necessários: máscaras para alunos, professores e funcionários, face shields, aventais, termômetros infravermelhos, fita zebrada, sabonete líquido, água sanitária, álcool líquido e álcool em gel. Além disso, todas as escolas realizaram adequações para o retorno como demarcações no solo, nos refeitórios, pátios, banheiros, adequações nas salas de aula, sanitização dos ambientes e materiais para cumprimento do distanciamento social”, explicou o prefeito. 

 Pesquisa Pais

Para ouvir a população, a Secretaria da Educação disponibilizou uma pesquisa on-line voltada aos pais e responsáveis dos alunos com o intuito de saber se são ou não favoráveis à volta das aulas presenciais. A consulta é uma forma de acompanhar a opinião dos responsáveis. Até o momento, cerca de 9.200 pais responderam e 73% são favoráveis ao retorno contra 26% que não querem a volta presencial. 

LEIA MAIS:
Secretaria da Educação de Ribeirão Preto questiona pais sobre volta às aulas presenciais


Foto: Pixabay

Compartilhar: