Em 2017, Escola Fernandes Palma, de Ribeirão, terá ensino em tempo integral
Em 2017, Escola Fernandes Palma, de Ribeirão, terá ensino em tempo integral

Em 2017, Escola Fernandes Palma, de Ribeirão, terá ensino em tempo integral

No novo modelo, adotado pela Secretaria da Educação de São Paulo, os estudantes cumprirão uma jornada superior a sete horas diárias

A Escola Estadual Professor Sebastião Fernandes Palma, de Ribeirão Preto, a partir de 2017, passará a oferecer ensino em tempo integral. O aúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, 22, pela secretaria estadual da Educação.

A pasta anunciou que ao todo a rede estadual paulista contará com 12 escolas de tempo integral. As novas unidades são de Ensino Médio (1ª a 3ª série) e se juntam às mais de 500 com jornada estendida em todo o Estado. No modelo adotado pela secretaria, os estudantes cumprem uma jornada superior a sete horas diárias e professores atuam em dedicação plena com direito à remuneração de 75% sobre o salário base.

Outra novidade para o próximo ano letivo é o apoio do governo federal. Em acordo firmado com o Ministério da Educação, cada escola receberá R$ 2.000 extras por aluno/ano. Além das novas, o valor também será repassado a quatro que já fazem parte do programa paulista e foram selecionadas para receber a ajuda financeira.

Nas escolas de tempo integral, os estudantes se dividem entre as disciplinas da Base Nacional Comum, eletivas, aulas experimentais, projeto de vida, clube juvenil e tutoria. 

Avanço no Idesp

Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) e do Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), referentes ao ano de 2015, mostram que as escolas de Ensino Médio com jornada expandida tiveram avanço de 64,3% em quatro anos, o índice saltou de 2,14 para 3,52. Entre as regulares, a média foi de 2,25.


Foto: Daniel Guimarães

Compartilhar: