Em Ribeirão Preto, 16.950 estudantes prestarão as provas do Enem 2020
O professor Fábio Itasiki, autor do Blog Vestibulandos Vencedores, dá dicas para estudantes que farão o exame

Em Ribeirão Preto, 16.950 estudantes prestarão as provas do Enem 2020

Além das provas presenciais nos dias 17 e 24 de janeiro, alunos da cidade também farão o modelo-piloto on-line das provas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro; confira as dicas de professor

*Notícia atualizada às 14h05 de terça-feira, 12, para inclusão da decisão da Justiça que manteve a realização das provas.  

No próximos domingos, 17 e 24 de janeiro, 16.250 estudantes de Ribeirão Preto farão as provas presenciais do Enem 2020. Já nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, 700 alunos do município farão a versão digital da prova, em um modelo-piloto.

Mesmo sob a pressão de pedidos de adiamento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu manter o exame, "para garantir que os estudantes tenham acesso ao ensino superior e possam continuar a formação." O presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou que a autarquia preparou-se para fazer o exame em um contexto de pandemia. “Temos a segurança [de] que a prova deve ser feita e que as condições de aplicação são adequadas, são as que precisam ser tomadas." 

A realização das provas são questionadas judicialmente por órgãos públicos e entidades que apontam o risco de candidatos e funcionários contraírem a covid-19 devido à reunião de pessoas em locais fechados. Na sexta-feira, 8, a Defensoria Pública da União apresentou novo pedido de tutela de urgência para o adiamento das provas do Enem. As provas, de acordo com o pedido, devem ser adiadas "até que possa ser feito de maneira segura, ou ao menos enquanto a situação não esteja tão periclitante quanto agora".

Mais de 40 entidades científicas, entre elas a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), assinaram nota conjunta pedindo também o adiamento das provas. "É necessário adiar o Enem e é urgente que secretarias estaduais de Educação coordenem planejamentos para garantir as condições pedagógicas e sanitárias para que todos os estudantes participem do Enem. Esse exame existe para incidir na redução das desigualdades do acesso ao ensino superior e não pode servir para ampliar desigualdades ou, o que é inaceitável, se tornar espaço vetor de uma pandemia", diz a nota. 

Nesta terça-feira, 12, a juíza Marisa Claudia Gonçalves Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, negou o adiamento da prova

O Inep afirmou que todas as medidas de prevenção serão tomadas (veja quadro abaixo), inclusive com o acesso aos locais de prova liberado mais cedo que de costume. Em uma nota divulgada nessa segunda-feira, 11, o instituto informou que os portões dos locais de aplicação dos testes serão abertos às 11h30 (horário de Brasília), e fechados às 13h, meia hora antes do início das provas. Em todo o País, são aproximadamente 5,783 milhões de candidatos para participar do exame.

Mais medidas de segurança

A máscara de proteção facial será item obrigatório nesta edição do Enem, quem não estiver de máscara não poderá fazer a prova. Além disso, é obrigatória a apresentação um documento oficial original com foto e ter uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. 

Dentro de sala, os estudantes deverão permanecer com a máscara durante toda a realização do exame. O edital prevê que a máscara deve ser usada da maneira correta, cobrindo o nariz e a boca. Caso isso não seja feito, o participante será eliminado. Os candidatos poderão levar máscaras para trocar durante a aplicação, seguindo a recomendação de especialistas da área de saúde. 

O equipamento de proteção poderá ser retirado apenas para a identificação dos participantes, para comer e beber. Toda vez que retirarem a máscara, os participantes não devem tocar na parte frontal dela, e devem, em seguida, higienizar as mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador. As mãos devem ser higienizadas também quando os participantes forem ao banheiro e no decorrer do exame. 

Outra regra é o distanciamento social. As salas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estarão dispostas de forma a assegurar a distância entre os participantes. 

Quem for diagnosticado com covid-19 ou apresentar sintomas da doença, ou de outra infectocontagiosa até a realização do exame deve comunicar o Inep pela Página do Participante e pelo telefone 0800 616161. Esses candidatos terão direito de participar da reaplicação do Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Dicas

O professor Fábio Itasiki, autor do Blog Vestibulandos Vencedores, no Portal Revide, explica que a prova do Enem exige dos alunos preparação técnica, tática, física e mental. "Isso significa que é preciso estudar o conteúdo e também como a matéria será exigida. Saber selecionar uma ordem para responder às questões, resistir até cinco horas e meia respondendo às perguntas e manter a autoconfiança, determinante para um desempenho satisfatório", diz. 

Veja mais dicas do professor-mentor para os estudantes que irão prestar o exame:

Antes da Prova

Baixe o aplicativo do INEP para receber informações diretas sobre o ENEM;

Leia a Cartilha do Participante – Redação no ENEM 2020;

Estude as questões que já caíram em edições anteriores;

Releia os temas de Redação que já foram solicitados;

Reveja o que foi notícia no ano de 2020, mês a mês;

Não perca tempo com comentários nas redes sociais.

 

No dia da Prova

Leve um documento de identificação com foto;

Leve 2 ou 3 canetas com tinta preta de material transparente;

Leve sua bebida, inclusive água. Talvez não haja bebedouros à disposição;

Leve um lanche leve e prático de abrir, de manusear, de consumir;

Leve 3 ou 4 máscaras de proteção;

Leve o seu álcool em gel 70%;

Se quiser, leve seu cartão de confirmação impresso.

 

Durante a Prova

Concentre-se em cada uma das questões;

Leia com atenção cada enunciado e textos-fontes;

Analise com calma gráficos, charges, quadrinhos, tabelas, mapas;

Dê preferência inicial a questões com enunciados mais curtos;

Leia com atenção cada uma as alternativas: algumas são bem semelhantes;

Organize o tempo para ir ao banheiro, para se alimentar, para passar o gabarito;

Controle o tempo da prova e não se desespere.

 

Específico da Redação

Leia com tranquilidade o tema e a proposta de Redação;

Utilize 5 minutos para escrever anotações sobre o tema solicitado;

Faça projeto de texto e rascunho, se possível.

 

Veja as regras que deverão ser seguidas nos dias de provas:

Fonte: Agência Brasil


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: