Em seis anos, educação pública estadual "perdeu" alunos para rede privada
Em seis anos, educação pública estadual ‘perdeu’ alunos para rede privada

Em seis anos, educação pública estadual "perdeu" alunos para rede privada

Desde 2010, número de matrículas no Ensino Médio Estadual caiu 17,3% em Ribeirão Preto; por outro lado, escolas particulares apresentaram aumento de 15,6%

A rede estadual de ensino entrou em evidência na segunda metade do ano passado, quando o Governo Estadual anunciou o fechamento de salas e unidades em alguns municípios do Estado de São Paulo.

O argumento para o plano de reorganização escolar se baseou em uma análise do levantamento realizado pela Fundação do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), que apontou uma tendência de queda de 1,3% ao ano da população em idade escolar no Estado de São Paulo.

De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, entre 1998 e 2015, a rede perdeu 2 milhões de alunos. Por outro lado, segundo o mesmo levantamento do Seade, entre 2010 e 2015, a rede particular de ensino apresentou um aumento no número de matrículas – passando de 5,8 mil para 6,8 mil no ano passado para o Ensino Médio. O aumento foi de 15,58%.

Na rede Estadual, para o mesmo ciclo, a redução foi de 17,36%. Ou seja, de 18,7 mil em 2010 para 15,5 mil em 2015.

Em nota, a assessoria de imprensa da secretaria da Educação do Estado de São Paulo limitou-se a dizer que não houve uma migração de alunos da rede estadual para a particular. No entanto, não especificou o motivo da redução no número de matrículas para o ensino médio.


Foto: Diogo Moreira | A2img

Compartilhar: