Enade avalia o desempenho dos alunos

Enade avalia o desempenho dos alunos

Em Ribeirão Preto, as provas foram aplicadas no Centro Universitário Uniseb- Estácio

Acontece neste domingo, 22, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2015, que tem como objetivo avaliar o conhecimento dos estudantes dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências.

O exame que tem quatro horas de duração é uma avaliação para estudantes de bacharelados que têm expectativas de finalizar a graduação até julho de 2016, e de cursos de tecnólogo, com término até dezembro deste ano. O exame é obrigatório.

As provas tiveram início às 13h, horário de Brasília. Os participantes tiveram que chegar com antecedência aos locais de aplicação, onde os portões foram abertos ao meio-dia.

Com preparação especial para o Enade, a professora de jornalismo do Centro Universitário Barão de Mauá, Waléria Santos, conta que desde o ano passado os alunos estão recebendo um preparo diferente. “Este ano houve uma intensidade maior, desde o preenchimento do questionário até as questões que costumam cair na prova, mas, a preparação começou o ano passado com aulas as quartas-feiras,” afirma.  Ela completa que depois de tanto preparo, só espera o melhor com o desempenho dos alunos.

A estudante do ultimo ano de publicidade e propaganda do Centro Universitário Barão de Mauá, Talita Candido Barela, 24 anos, ressalta que durante o ano as suas provas foram baseadas no estilo Enade e, nos meses de agosto e setembro, fez provas todos os dias para ter um desempenho melhor no exame. "O curso nos preparou o ano inteiro para avaliar o nosso funcionamento para o Enade,” comenta.

A futura publicitária afirma ainda que geralmente o que cai no exame é sobre um assunto polêmico, porém o que a deixa preocupada são as quatro questões dissertativas que são abertas.

Com o nervosismo aparente, a estudante do sétimo semestre de Ciências Contábeis, da Uniesp, Erone Soares Amancio, 33 anos, chegou nervosa para fazer a prova, mas, esperava manter a calma para ler as perguntas e conseguir responder da melhor forma.

Erone destaca que se preparou sozinha para o Enade. “Eu me preparei pelo Enade por conta própria, vendo vídeo aulas, apostilas, cadernos e grupos de estudos com os colegas,” disse. Ela conclui que também recebeu aulas especificas sobre custos e provas voltadas para o exame.


Revide On-line
Fotos e Texto: Laura Scarpelini 

 

Compartilhar: