Enem 2018: como controlar a ansiedade e o nervosismo antes da prova
É necessário que o estudante faça a prova com um nível de ansiedade que permita que ele pense com clareza

Enem 2018: como controlar a ansiedade e o nervosismo antes da prova

Quando chega o momento, é comum muitos estudantes ficarem apreensivos e desconfiantes, mas será que isso é saudável?

A última matéria antes da prova do Enem deste domingo, 4, preparada pelo Portal Revide, é sobre a ansiedade e o nervosismo dos vestibulandos. Quando chega o momento do exame, é comum muitos estudantes ficarem apreensivos e desconfiantes, mas será que isso é saudável? Nossa reportagem conversou com o psicólogo estudantil Marcelo Filipeck para esclarecer o assunto.

De acordo com o psicólogo, o conceito de relaxamento em um prova é relativo, pois é natural e necessário que o estudante realize o exame com um nível de ansiedade que permita que ele pense com clareza.

“Precisamos conceituar o que é relaxar, ou não ficar nervoso, e se isso é possível. Na realidade, os vestibulandos vivem um momento de expectativa, que aflora no dia da prova. Então, é melhor entendermos que eles têm que chegar em um estado emocional que seja possível pensar na hora da prova”, disse Filipeck.

Na tentativa de evitar que a ansiedade e o nervosismo atrapalhe a capacidade cognitiva, Filipeck situa alguns pontos importantes. “Primeiro aspecto que devemos levar em consideração é prático, o qual irá envolver evitar estudar de última hora, resolver problemas nas vésperas da prova e de ter realismo de tudo o que fez durante o ano, para estar bem situado e consciente”, explica.

Filipeck ressalta, ainda, que os estudantes devem estar cientes de que os resultados não julgam quem eles são.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: