Enem começa e movimenta alunos de Ribeirão Preto

Enem começa e movimenta alunos de Ribeirão Preto

Provas tiveram início neste sábado, 24, e continuam no domingo, 25

Em Ribeirão Preto, os participantes de idades variadas que pretendem ingressar em uma universidade começaram o final de semana de forma diferente.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve início neste sábado, 24, quando os alunos fizeram as provas de ciências da natureza, biologia, química, física, história e humanas. São quatro horas e trinta minutos para terminar o exame com 90 questões de múltipla escolha. Já no domingo, 25, as atividades serão de matemática, linguagens e redação, com cinco horas e trinta minutos para finalizar o exame.

Com 7,7 milhões de candidatos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o início do exame foi pontualmente às 13h30, com os portões sendo fechados às 13h.

Na Universidade de Ribeirão Preto, Unaerp, apesar da grande movimentação, os alunos conseguiram entrar com tranquilidade para realizar a prova.

No Centro Universitário Barão de Mauá que também sediou o Enem, a surpresa para os funcionários foi a de poucas pessoas se atrasarem. A maioria chegou no horário certo.

Participantes

Fazendo a prova pela quinta vez, a estudante de 20 anos, Viviane Bonato, comenta a importância do exame para os brasileiros.” Por mais concorrido que seja, o Enem é o meio de maior chance para ingressar em uma faculdade pública”, diz.

A estudante disse ainda que o seu objetivo prestando o exame é ingressar em um curso de medicina em uma universidade pública.

Com a pretensão de cursar direito na Universidade Federal de Minas Gerais, a jovem de 18 anos, Marina Martins, resolveu fazer o Enem para entrar na faculdade desejada, além de ser o único meio para adentrar na UFMG.
"Eu estudei bastante durante o ano e agora vou confiar em mim para fazer a prova com calma", destaca.

Com uma história inusitada, a moradora de Ribeirão Preto, Maria Julia Abdo, 17 anos, quase ficou sem fazer o Enem, pois com o comprovante de pagamento em mãos, ela percebeu que algo estava diferente.

“Quando fui olhar a minha situação de inscrição no site do Enem, estava constando inscrição não confirmada, mas achei estranho, porque meu pai já tinha pagado a fatura antes do vencimento”, comenta.

Ela afirma que precisou entrar em contato com o Ministério da Educação e com o Inep para saber o que tinha acontecido.  Em resposta a sua solicitação, os órgãos afirmaram que seu pai havia pagado um boleto em nome de outra pessoa.

Decepcionada, Maria Julia e seu pai entraram com ação jurídica pedindo a sua confirmação no exame. Com a solicitação aceita, a jovem pode prestar o Enem neste final de semana. “Mesmo depois dessa situação, o meu objetivo prestando o exame é que ele abrange todas as universidades que pretendo entrar para um curso de medicina”, relata.

As provas continuam neste domingo, 25, em todo o Brasil.

Revide On-line
Laura Scarpelini
Fotos: Laura Scarpelini e Arquivo 

Compartilhar: