Entidades de Ribeirão Preto realizam ato contra corte em sistema de ensino

Entidades de Ribeirão Preto realizam ato contra corte em sistema de ensino

Representantes da Ferp realizarão encontro com vereadores para conseguir mais apoio contrário ao corte no Sistema S

O Fórum das Entidades de Ribeirão Preto (Ferp) irá realizar um ato de repúdio na Câmara Municipal contra o corte de 30% do orçamento do Sistema S. Cerca de R$ 8 bilhões não serão mais repassados para instituições como as escolas do Sesi, Senai e também para o Sesc.

A medida foi proposta pela equipe econômica do Ministério da Fazenda, no mês de setembro. Em nota, a Ferp repudia a ação do Governo Federal, e diz que a diminuição do orçamento do sistema irá comprometer a capacidade de atender a demanda de trabalhadores das industrias e comércio nas áreas de educação e cultura.

“Manifestamos o nosso repúdio às medidas editadas pelo Governo, que irão retirar R$ 8 bilhões do que as empresas repassam ao Sistema S para pagar despesas do rombo criado pelo próprio Governo Federal. Esse grupo, que oferece aprendizagem, cultura e bem-estar ao trabalhador, encontra-se em grande dificuldade financeira motivada pela recessão da economia”, afirma a Ferp em nota, que pede promete um encontro com vereadores para conseguir mais apoio a manifestação.

Na quarta-feira, 8, a prefeita Dárcy Vera (PSD), também havia se reunido com vereadores e com alguns secretários municipais, além do diretor regional do Sesi, Sula Ferreira. Na reunião, Dárcy, assim como a Ferp, também se mostrou contrária às medidas tomadas pelo Governo Federal.

“Esta notícia é muito triste. Cerca de 230 vagas para alunos do 1° ano do ensino fundamental serão fechadas para 2016. Eu estou encaminhando uma carta ao ministro [da Fazenda, Joaquim Levy], de apoio ao Sistema S, reivindicando que esses cortes sejam revertidos”, afirmou prefeita.

Mesmo com contrária à diminuição de vagas de estudantes no Sesi, a prefeitura, assim como o Governo Estadual, estuda modificações na educação da cidade.

Conforme o Portal Revide publicou na quarta-feira, as turmas da etapa II da Escola Municipal Áurea Aparecida Braghetto deixarão de ter turno integral. A Secretaria Municipal de Educação alega “reestruturação". Já o Estado programa o fechamento de quatro escolas no município, e o motivo é o mesmo alegado pela prefeitura.

Leia mais:
Município também sofrerá reestruturação na Educação
Governo do Estado encaminha lista de escolas que podem ser fechadas

Revide On-line
Leonardo Santos
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: