Escola da região aparece entre as 30 melhores unidades públicas de São Paulo no Enem
Ranking aponta IFSP de Sertãozinho na 28ª posição do Estado entre as escolas públicas

Escola da região aparece entre as 30 melhores unidades públicas de São Paulo no Enem

Estudantes do IFSP de Sertãozinho obtiveram nota 596,64 e aparecem na 28ª posição do Estado

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) em Sertãozinho figura na lista das 30 melhores escolas públicas do Estado de São Paulo, em relação à média obtida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017. Essa é a única escola pública da região de Ribeirão Preto que figura na lista.

O ranking foi elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo, com base na média das quatro áreas da prova objetiva (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), sem contar redação. Na avaliação, os participantes fazem quatro provas objetivas (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) e uma redação.

As turmas de Ensino Médio do IFSP tiveram a nota média de 596,64 e figuraram na 28ª posição no ranking. A melhor escola pública do Estado é o Colégio Técnico de Campinas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com nota média de 646,45.

No ranking geral nacional, que leva em consideração escolas públicas e privadas, o IFSP de Sertãozinho aparece na posição 1.565. Os estudantes do IFSP se destacaram na nota de matemática, que foi de 622,99, e de redação, com nota média de 641,69. Já a nota de ciências humanas foi de 601,89, de ciências da natureza, 591,39, e linguagens, 570,28.

O diretor geral do campus de Sertãozinho, Eduardo Mossin, acredita a integração entre o ensino superior e o ensino médio contribuiu para a boa nota. “A primeira característica que ajuda é a verticalização. Na mesma escola tem o ensino médio integrado ao ensino técnico, e isso ajuda na formação humana e técnica dos estudantes. Assim, você forma o aluno completo e mais crítico em relação à sociedade. Ao mesmo tempo, temos o ensino superior, que conta com a mesma estrutura e corpo docente, o que já é um diferencial. O aluno que tem interesse consegue evoluir”, afirma Mossin.  

Já em Ribeirão Preto, a escola pública melhor ranqueada foi a Escola Técnica Estadual (Etec) José Martimiano da Silva, com nota média de 581,1. Os estudantes também se destacaram nas notas de redação (626,45) e de matemática (607). A Etec de Ribeirão Preto ficou na posição 2.424 no levantamento nacional.

 


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: