Escola de Ribeirão está no ranking de inovação do MEC

Escola de Ribeirão está no ranking de inovação do MEC

Mapa lista 178 instituições que são exemplo de inovação e criatividade; da região apenas uma escola de Ribeirão Preto está entre as selecionadas

O Ministério da Educação (MEC) reconheceu 178 instituições educacionais brasileiras, entre organizações não governamentais, escolas públicas e particulares, como exemplo de inovação e criatividade na educação básica. No estado de São Paulo estão 48 delas, sendo 21 no interior. Entre estas está a Escola Interativa, instalada no bairro Higienópolis, de Ribeirão Preto, única da região.

Segundo Adalgiza Balieiro, diretora da escola e responsável pela metodologia aplicada na educação infantil e básica, a instituição foi também escolhida pelo MEC como referência nos quesitos de inovação e criatividade. “O MEC colocou um vídeo sobre a nossa escola no portal do Ministério”, disse a diretora.

Adalgiza afirmou que a concepção de educação como “processo de transformação na convivência”, tem ajudado na revisão continuada dos afazeres pedagógicos da Escola Interativa, ajustando-os à maneira humana de viver no exercício permanente de relações de respeito e aceitação da legitimidade de todos.

“Os grupos de estudo, formados por crianças de diferentes faixas etárias e prontidões cognitivas, viabilizam o compartilhamento dos seus saberes no “conversar” sobre assuntos que constam de suas listas de conteúdos. As reflexões sobre as experiências compartilhadas se constituem valiosos exercícios na criação de instrumentos de trabalho e efetiva participação no processo do aprendizado da convivência solidária”, comentou.

De acordo com ela os desdobramentos metodológicos desse aprendizado resultam em mudanças radicais na concepção do espaço escola e do trabalho escolar.

Instituições

As informações sobre as escolas selecionadas estão no Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica, lançado pelo MEC, como resultado de um chamamento público realizado pelo ministério em setembro.

Na lista dos escolhidos  estão 138 instituições já trilham um longo caminho na prática da inovação – caso da escola de Ribeirão Preto -  e 40 estão caminhando nesse sentido. O MEC deve fazer um acompanhamento do desenvolvimento dessas instituições.

O Ministério assegura que as instituições selecionadas representam as cinco regiões do Brasil, mas muitos estados não estão representados. Das escolas, 52,% são públicas e 47,5% particulares. Participam do ranking escolas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA).

Foto: Guto Silveira

Compartilhar: