Escola de Ribeirão Preto vence concurso estadual de redação sobre mudanças climáticas

Escola de Ribeirão Preto vence concurso estadual de redação sobre mudanças climáticas

Estudantes vencedores receberam notebooks como prêmio pelo primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental I

A Escola Estadual Dr. Francisco da Cunha Junqueira, de Ribeirão Preto, conquistou o 1º lugar na categoria Ensino Fundamental I do concurso de redação "Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo". Como premiação, os estudantes vencedores, seus professores orientadores e a própria escola receberam um notebook cada um.
 

O concurso, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), e pela Secretaria da Educação (Seduc), teve como objetivo incentivar a reflexão e a conscientização dos jovens sobre a preservação ambiental. A premiação ocorreu nesta quarta-feira, 13, em eventos realizados simultaneamente em Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto e Dobrada (região de Taquaritinga).
 

A edição deste ano contou com 114 redações inscritas, escritas por estudantes de escolas estaduais de todo o estado. Os textos abordaram temas como desperdício de alimentos e sua relação com o clima, o papel das abelhas no equilíbrio ambiental e a urgência de medidas para conter as mudanças climáticas.
 

Na categoria Ensino Fundamental I, os alunos Isabela A. (11 anos), Jaime J. (11 anos) e Stephany L. (10 anos), do 5º ano, foram premiados pelo texto sobre o desperdício de alimentos e sua influência no clima. Além da escola de Ribeirão Preto, as unidades estaduais de Bragança Paulista e Suzano também conquistaram o 1º lugar em suas respectivas categorias.
 

Os segundos e terceiros colocados do concurso representam escolas de Caieiras, Carapicuíba, Mogi das Cruzes, São Carlos, São José do Rio Preto e Dobrada (Taquaritinga). Para esses estudantes, foram concedidos tablets e leitores de livros digitais, respectivamente. Todos os prêmios foram doados pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), que busca incentivar o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizado e engajamento ambiental. "Acreditamos que esses recursos vão contribuir para o crescimento dos alunos e para a conscientização com relação ao clima", destacou Juliana Pompeia, Diretora de Pessoas e Sustentabilidade da Emae.
 

As redações vencedoras foram avaliadas pela criatividade, originalidade, aprofundamento na pesquisa e clareza na comunicação da importância da preservação ambiental. A lista completa dos vencedores pode ser conferida aqui, assim como as redações premiadas, disponíveis nos links:
 


Foto: Freepik

Compartilhar: