
Escola de Ribeirão Preto vence concurso estadual de redação sobre mudanças climáticas
Estudantes vencedores receberam notebooks como prêmio pelo primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental I
A Escola Estadual Dr. Francisco da Cunha Junqueira, de Ribeirão Preto, conquistou o 1º lugar na categoria Ensino Fundamental I do concurso de redação "Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo". Como premiação, os estudantes vencedores, seus professores orientadores e a própria escola receberam um notebook cada um.
O concurso, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), e pela Secretaria da Educação (Seduc), teve como objetivo incentivar a reflexão e a conscientização dos jovens sobre a preservação ambiental. A premiação ocorreu nesta quarta-feira, 13, em eventos realizados simultaneamente em Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto e Dobrada (região de Taquaritinga).
A edição deste ano contou com 114 redações inscritas, escritas por estudantes de escolas estaduais de todo o estado. Os textos abordaram temas como desperdício de alimentos e sua relação com o clima, o papel das abelhas no equilíbrio ambiental e a urgência de medidas para conter as mudanças climáticas.
Na categoria Ensino Fundamental I, os alunos Isabela A. (11 anos), Jaime J. (11 anos) e Stephany L. (10 anos), do 5º ano, foram premiados pelo texto sobre o desperdício de alimentos e sua influência no clima. Além da escola de Ribeirão Preto, as unidades estaduais de Bragança Paulista e Suzano também conquistaram o 1º lugar em suas respectivas categorias.
Os segundos e terceiros colocados do concurso representam escolas de Caieiras, Carapicuíba, Mogi das Cruzes, São Carlos, São José do Rio Preto e Dobrada (Taquaritinga). Para esses estudantes, foram concedidos tablets e leitores de livros digitais, respectivamente. Todos os prêmios foram doados pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), que busca incentivar o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizado e engajamento ambiental. "Acreditamos que esses recursos vão contribuir para o crescimento dos alunos e para a conscientização com relação ao clima", destacou Juliana Pompeia, Diretora de Pessoas e Sustentabilidade da Emae.
As redações vencedoras foram avaliadas pela criatividade, originalidade, aprofundamento na pesquisa e clareza na comunicação da importância da preservação ambiental. A lista completa dos vencedores pode ser conferida aqui, assim como as redações premiadas, disponíveis nos links:
Foto: Freepik