Escolas de Ribeirão Preto não atingem meta em avaliação do Ideb
Escolas em Ribeirão Preto não atingem meta do Ideb

Escolas de Ribeirão Preto não atingem meta em avaliação do Ideb

Alunos dos anos finais do ensino fundamental de unidades das redes estadual e municipal não atingiram meta estabelecida pelo MEC

Seguindo uma tendência nacional, os anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental em Ribeirão Preto, tanto em unidades estaduais como municipais, não atingiram meta estabelecida pelo Ministério da Educação para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente a 2015. Os dados foram publicados no início desta semana e apresentados nesta quinta-feira, 8, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.

A média geral dos alunos da rede municipal desta etapa foi de 5,2, enquanto que a meta a ser atingida era de 5,3. No ano passado, a etapa também não atingiu a meta estabelecida, de 5, e registrou 4,6.

O índice estadual registrado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), foi de 5. Em comparação a esta média, a rede municipal de ensino (5,2), em Ribeirão Preto, ficou acima da média estadual e nacional (4,5).

Rede Estadual

O mesmo não pode ser dito da rede estadual de ensino, que ficou ainda mais longe da meta. A soma das notas dos alunos do mesmo período do ensino fundamental (6º a 9º) do Estado deveria ter atingido uma média de 5,1, no entanto, não chegou nem perto, e ficou com 4,3 no boletim. Ou seja, abaixo da média estadual e nacional.

Rede pública

Unidades da rede pública, para os anos finais do ensino fundamental, que abrangem todas as esferas – Federal, Estadual e Municipal – também ficaram abaixo da meta. A nota final para o ano em questão foi de 4,6, quando o proposto foi de 5,2.

Bom desempenho

Os anos iniciais do ensino fundamental – 1º ao 5º ano – atingiram a meta estabelecida pelo Inep. A rede municipal teve média 6,1 (meta 5,9), com mesmo índice observado para as redes estadual e pública, sendo as metas 6 para ambas.  

Durante a coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 8, o desempenho do ensino médio brasileiro na avaliação do Ideb foi criticado pelo ministro da Educação. Os índices registrados no país foram: 5,5 para os anos iniciais do ensino fundamental; 4,5 para os anos finais e 3,7 para o ensino médio. Sendo que apenas os anos iniciais do ensino fundamental atingiram a meta.

Mendonça Filho disse ainda que pedirá urgência na tramitação do Projeto de Lei 6840/2013, que prevê a instituição de jornada integral e alteração no currículo para o ensino médio. “Os resultados são uma catástrofe para nossa juventude. A reforma no ensino médio é urgente”, destacou o ministro.


Foto: Carlos Natal

Compartilhar: