Escolas estaduais vão abrir aos sábados para olimpíadas do conhecimento

Escolas estaduais vão abrir aos sábados para olimpíadas do conhecimento

Projeto 'Escolas Olímpicas' poderá ser implantado em até 230 unidades, mas dependerá do interesse dos alunos de todo o estado; inscrições começam na segunda-feira, 10

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou que vai abrir suas unidades de ensino aos sábados com o objetivo de incentivar a participação de estudantes da rede pública nas competições científicas. O projeto "Escolas Olímpicas" deverá funcionar em 230 escolas estaduais localizadas em mais de 150 municípios já em 2025. As inscrições dos alunos interessados deverão ser feitas a partir da próxima segunda-feira, 10, por meio de manifestação na Secretaria Escolar Digital (SED).

 

A proposta inicial, como explica o coordenador de olimpíadas da Educação, Roberto Serra Campos Júnior, é atender 1,5% dos estudantes com aulas preparatórias na disciplina de matemática. "O projeto Escolas Olímpicas busca fortalecer a cultura das olimpíadas científicas no estado e proporcionar a estudantes talentosos um ambiente de aprendizado estimulante e competitivo. A expectativa é que essa iniciativa contribua para a formação de futuros talentos acadêmicos e impulsione a excelência no ensino público paulista", diz o coordenador.

 

O projeto prevê a criação de turmas de 15 a 40 alunos, divididos por três grupos: Nível 1, com alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, Nível 2, com alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Nível 3, com alunos das três séries do Ensino Médio. 

 

É possível que estudantes de outras unidades de ensino frequentem as Escolas Olímpicas. O número de unidades com o projeto depende do interesse dos estudantes e das inscrições. Para que as turmas sejam abertas, é necessária a participação de ao menos 15 alunos. A expectativa é que as aulas tenham início no dia 15 de março.

 

Inscrições para as Escolas Olímpicas

 

Na SED, os estudantes devem acessar a página principal e, no menu esquerdo, encontrar as opções Gestão Escolar, depois Sistema de Olimpíadas e, em seguida, Aulas Olímpicas. São elegíveis à participação das aulas, os estudantes medalhistas em edições anteriores de olimpíadas como a Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo), a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e outras olimpíadas de conhecimento. Outra possibilidade é a opção do aluno interessado nas aulas e a anuência da escola e diretoria de ensino, de acordo com o grau de dedicação do aluno aos estudos. 

 

Todos os alunos menores de idade precisarão da aprovação dos pais para a sequência no processo. A autorização da inscrição deve ser feita por um membro da família por meio do acesso à SED pela página dos pais ou responsáveis.  A frequência dos estudantes do projeto será rigorosamente controlada. Caso um aluno falte três vezes consecutivas sem justificativa, ele será desligado do programa e sua vaga será oferecida a outro estudante. 

 

O conteúdo das aulas será focado em matemática e suas tecnologias e as aulas serão ministradas por professores da rede que atuam nessa área. Esses profissionais receberão formação específica para a atuação nas Escolas Olímpicas. As regras para atribuição de aulas foram publicadas na edição de 5 de fevereiro do Diário Oficial do Estado. 

 

Compartilhar: