Escolas municipais receberão aulas de educação financeira em 2018
Prefeitura irá implantar o projeto em nove escolas da cidade e pretende expandi-lo gradativamente

Escolas municipais receberão aulas de educação financeira em 2018

Projeto ainda em fase de testes objetiva levar noções básicas de economia aos alunos

A Prefeitura de Ribeirão Preto sancionou a lei que cria o Programa de Educação Financeira nas escolas de ensino fundamental da rede municipal. A Prefeitura informa, contudo, que o programa não entrará no currículo dos alunos a partir de 2018, mas que ele será incluso de maneira gradativa.

A princípio, os alunos do 5º ao 9º ano terão acesso a conteúdos e atividades relacionadas à educação financeira. Para isso, a Secretaria da Educação firmou um convênio acadêmico com a USP, por meio da FEA – Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração, representada pelo Clube de Mercado Financeiro, com vistas à implantação do projeto Pé de Meia, que atenderá nove escolas em 2018.

O Projeto Pé de Meia, que comandará as atividades neste primeiro momento, possui três vertentes de ensino: Júnior, Executivo e Consulta.Nas escolas da rede municipal será desenvolvida a vertente Júnior que tem o objetivo de levar o primeiro contato com finanças pessoais. Os temas abordados são básicos e ajustados pela faixa etária. Será dividida em duas modalidades:

- Modalidade Júnior: para alunos do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental. Conteúdos: Educação Financeira e a realização de sonhos, planejando os gastos, poupança. 

- Modalidade Júnior Avançada: para alunos de 8º ano e 9º ano do Ensino Fundamental. Conteúdos: economia, planejamento financeiro, financiamento, cartão de crédito e investimentos.

A ideia é que o programa possa contar com o apoio de entidades públicas e privadas, mediante convite realizado pela Secretaria da Educação. As atividades podem envolver aulas, palestras ou ações de ensino. De acordo com nota publicada no Diário Oficial, as despesas com o programa correrão por conta do orçamento das próprias escolas, podendo ser suplementadas, caso necessário.


Foto: Pixabay

Compartilhar: