Estudante de Ribeirão Preto é medalhista na Olimpíada Brasileira de Física
Estudante de Ribeirão Preto é medalhista na Olimpíada Brasileira de Física

Estudante de Ribeirão Preto é medalhista na Olimpíada Brasileira de Física

Após passar por três etapas de provas práticas, objetivas e dissertativas, aluno do Colégio Marista conquistou a prata

O estudante ribeirãopretano do 9º ano Nicolas Theo de Aures Galvão conquistou a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Física de 2016, em resultado divulgado no último dia 5. Como prêmio, o estudante irá participar de uma preparação na USP São Carlos, que também conta como pré-seleção para a Olimpíada Internacional de Física de 2017, que acontecerá em Bali, na Indonésia.

A ausência de aulas de física no ensino fundamental não foi um empecilho para Nicolas. Segundo Maria Cristiane Barbosa Galvão, mãe do estudante e professora na faculdade de medicina da USP, o filho se preparou com o auxílio de professores e da biblioteca da escola. A mãe ainda conta, orgulhosa, que o filho sempre foi autodidata e que aprendeu a ler aos três anos.

Sobre a preparação para as Olimpíadas Internacionais, Nicolas garante que já está estudando muito. Os pais, ambos professores, já compraram vários livros e estão dando todo o apoio para o garoto. “Sempre oferecemos diversas opções culturais para o Nicolas”, conta Cristiane.

Olimpíada Brasileira de Física

A Olimpíada Brasileira de Física é realizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

A competição foi realizada em três fases, que duraram de maio a outubro. Ao longo do processo, os alunos foram testados em provas práticas, objetivas e dissertativas. Para tornar o processo mais justo, os jovens foram divididos em três níveis. Um grupo de alunos do 9º ano, no qual Nicolas foi destaque, um do primeiro e segundo ano e o último de alunos do terceiro do ensino médio.

Segundo Jonatas Bloch, professor de física que auxiliou os participantes do Marista, a prova do 9º ano exige conhecimentos do ensino médio. Em seu primeiro ano no colégio o professor está feliz em ter acompanhado o aluno nesta conquista.

Destaques de Ribeirão Preto

Em fevereiro deste ano, alunos da cidade já tinham se destacado em competições na área. Foram premiados na Olimpíada Paulista de Física de 2015 quatro alunos do ensino fundamental. O destaque foi para o garoto de 11 anos do Liceu Albert Sabin, Guilherme Machado, que ganhou a medalha de ouro na sua categoria.


Foto: Divulgação

Compartilhar: