Estudante garante ouro em olimpíada para Ribeirão

Estudante garante ouro em olimpíada para Ribeirão

Pelo segundo ano seguido, o estudante Luis Fernando Tofano Jardim, do Liceu Albert Sabin, levou a medalha na competição brasileira de Astronomia e Astronáutica

O estudante Luis Fernando Tofano Jardim garantiu pelo segundo ano consecutivo medalha na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A disputa da 18ª edição rendeu um ouro ao garoto, que já havia conquistado prata na edição anterior da competição. O estudante do Liceu Albert Sabin recebeu sua medalha do diretor da escola, o professor Gepê, no dia 5 deste mês.

A Olimpíada é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A OBA é voltada para estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e tem entre seus objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de realizar a difusão de conhecimentos básicos da área.

O campeão já participou de outras edições da OBA e no ano passado trouxe a medalha de prata. Ele comentou sobre a preparação e a alegria de conquistar o ouro. “Eu sempre estudei muito, mas participar desta competição é algo que faço com satisfação, pois me identifico com a área. Estou feliz pelo resultado”, comentou.

Conceito

A Astronáutica é a ciência que trata da construção e operação de veículos projetados para viajar no espaço interplanetário ou interestelar, sejam eles tripulados ou não tripulados. Em outras palavras, é a ciência e a tecnologia do vôo espacial.

Já a Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes (como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, galáxias) e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra (como radiação cósmica de fundo em micro-ondas). Ela analisa a evolução, a física, a química e o movimento de objetos celestes, bem como a formação e o desenvolvimento do universo.

Revide On-line
Pedro Gomes
Fotos: Divulgação

Compartilhar: