Estudantes da rede pública participam de maratona de tecnologia no próximo sábado, 14, em Ribeirão Preto
Mais de 200 jovens participam de oficinas e atividades culturais no centro empresarial Dabi Business Park; evento é aberto ao público e gratuito
Mais de 200 alunos de ensino médio de escolas públicas de Ribeirão Preto participam de um evento voltado para tecnologia e inovação neste sábado, 14. A maratona de programação, também chamada de hackathon, acontece no centro empresarial Dabi Business Park, é gratuita e aberta ao público que se inscrever previamente (clique aqui para se inscrever).
Os alunos são atendidos pelo Projete, iniciativa de empresas privadas de Ribeirão Preto, que qualifica gratuitamente estudantes de baixa renda. O tema do evento deste sábado é “como fomentar práticas culturais artísticas brasileiras por meio da tecnologia”.
Atendendo as pautas de número 4 (educação de qualidade), 8 (empregos dignos de crescimento econômico) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), os jovens precisarão, em equipes, desenvolver projetos que promovam a acessibilidade de conteúdos como audiovisual, grafite, dança, teatro e muitos outros temas relacionados a cultura durante o período de 8h. No decorrer do processo, eles receberão apresentações e oficinas sobre empatia, ideação, prototipação, pitch e demais assuntos relacionados ao tema.
No intuito de inspirar, os participantes ainda terão a apresentação do André Costa, que tem como um dos seus trabalhos criar obras a partir de materiais que se tornam um problema ambiental quando descartados de forma irregular, pelo acúmulo e contaminação dos leitos dos córregos, riachos, rios e, por consequência, do mar. O reaproveitamento e a reutilização de resíduos da comunicação visual, entre outros, são subsídios estéticos para a criação do conceito da “Poética do Resíduo”, concebido pelo artista, que estabelece um diálogo entre arte, comunicação de massa e questões ambientais. Eles ainda recebem o rapper Big Odes e apresentação da banda de percussão Toque na Lata.
Os jovens terão alimentação disponível durante todo evento com café da manhã, almoço e lanches como churros, pipoca e algodão doce.
“Estamos empolgados em trazer uma temática cultural e artística tão importante para esses jovens que, em sua maioria, não tem acesso para a arte com facilidade devido a realidade social que vivem. Queremos promover a reflexão de como acessibilizar esses lugares e promover maior participação da periferia dentro do tema proposto. Acreditamos em uma troca rica de ideias que irão gerar soluções primorosas”, comenta a analista pedagógica do Projete, Giovanna Targas.
Para a jovem Marya Luiza Tayani Pereira de Assis, integrante da turma roxa na unidade do Projete em São Paulo, o tema está diretamente ligado com sua rotina. Professora de dança e de origem humilde, a arte e cultura para ela são o grande fator transformador de vidas na periferia. Dançarina desde criança, espera com o evento aprender mais sobre a construção de projetos que podem impactar o reconhecimento da cena artística e cultural.
“O tema principal do Hackathon mexe bastante comigo e me estimula mais ainda a querer conhecer e saber mais sobre coisas importantes como arte, tecnologia e cultura. Porque a dança é arte e cultura, algo que poucas pessoas levam a sério, e entendem! Minha expectativa é conhecer e principalmente adquirir mais conhecimento sobre essa área”, conclui.
Programação
09h15 – Abertura do evento - Os jovens serão acolhidos em suas respectivas equipes e o tema “Práticas Artísticas Culturais Brasileiras e suas variedades” será abordado pela Associação Projete.
09h40 – Momento Inspiração com André Costa - O artista visual apresentará seu trabalho e a iniciativa “Poética do Resíduo”, que visa instigar a criatividade e arte de maneira sustentável.
10h05 - Momento Inspiração com Big Odes - O artista musical irá abordar os desafios da produção musical independente, bem como apresentar sua arte aos participantes do evento.
10h20 - Oficina de Empatia - ministrada por Marcos Desideri, Coordenador Geral da Associação Projete e Giovanna Targas, Analista Pedagógica da Associação Projete.
11h05 - Oficina de Ideação - ministrada por Jonas Ricobello, Presidente da Associação Projete e Gabriela Alves, Diretora Secretária da Associação Projete.
12h40 - Apresentação Toque na Lata - com a banda de percussão.
13h10 - Oficina de Prototipação - ministrada por Caroline Windsor, PMO e Líder Lean, gestora de projetos.
15h10 - Oficina de Pitch - ministrada por Fabiano Gonçalves, Diretor executivo da Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira e Jonas Ricobello, Presidente da Associação Projete.
16h - Apresentação de pitch - projetos elaborados pelas equipes
17h30 - Premiação e encerramento
Serviço
Hackaton Projete 2024
Data: sábado, 14/09, das 9h às 17h30
Local: Dabi Business Park (Rua Gal. Augusto Soares dos Santos, 100 - Pq. Ind. Lagoinha, Ribeirão Preto – SP)
Entrada gratuita e aberta ao público mediante inscrição prévia: https://bit.ly/convidadoshackathon24
Foto: Divulgação