Estudantes de Fatecs da região são selecionados para intercâmbio na América Latina
Os jovens são de Monte Alto, Santa Rosa de Viterbo e Jaboticabal

Estudantes de Fatecs da região são selecionados para intercâmbio na América Latina

Conheça a história de alunos de três cidades da região de Ribeirão Preto que vão para o México, Argentina e Chile

Da região de Ribeirão Preto, três estudantes foram premiados com um intercâmbio de seis peses para outros países da América. Os alunos foram classificados no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional. A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do Centro Paula Souza divulgou a lista de classificados e 61 estudantes das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) foram selecionados para intercâmbios de seis meses na Argentina, Bélgica, Chile, Espanha, México e Portugal.

As vagas oferecidas contemplam isenção de inscrição, matrícula e mensalidade durante o período letivo na instituição de Ensino Superior. Os alunos pagam hospedagem, alimentação, passagens aéreas, documentação e demais despesas.

Entre os classificados está Guilherme Augusto Romeiro Rose, 22 anos. Natural de Santa Rosa de Viterbo, o jovem cursa o quarto semestre de Gestão de Negócios e Inovação na Fatec de Ribeirão Preto. Ele foi selecionado para estudar da Universidad Veracruzana, no México.

“Eu sempre fiquei atento aos editais de processo seletivo de mobilidade internacional, que o Centro Paula Souza oferece aos alunos da Fatec. No último, lançado no mês de março, me inscrevi, e fui selecionado pelo meu aproveitamento acadêmico. Eram 61 vagas no estado, e eu fui o único em Ribeirão Preto que tive a felicidade de ser selecionado”, disse.

O estudante espera que tudo dê certo com a documentação e os trâmites necessários para a viagem. “Estou muito ansioso e feliz com essa oportunidade que a Fatec me proporcionou. Em 2013, quando estudava no Colégio Metodista, eu tive a chance de fazer um intercâmbio de duas semanas em Lima no Peru. Com certeza foi a experiência mais extraordinária que tive na vida. Agora, indo estudar um semestre no México, espero mais do que enriquecer meu currículo, espero me enriquecer culturalmente”, disse.

Da mesma forma, Marcelo de Oliveira, de 24 anos, foi selecionado para estudar seis meses na Argentina, na Universidad del Centro Educativo Latinoamericano. Estudante da Fatec de Sertãozinho, o rapaz reside em Monte Alto e diariamente tem de viajar entre as duas cidades.

“Estou cursando tecnologia em Manutenção Industrial e é uma rotina muito corrida pois eu saio do trabalho as 17h e tenho apenas uma hora para jantar, tomar banho e pegar o ônibus para ir até a cidade sertanezina. Só chego em casa por volta das 23h59. O esforço vale muito a pena, pois consegui a oportunidade do intercâmbio e foi uma coisa que aconteceu em minha vida que eu nunca imaginei. Foi uma grande surpresa quando olhei o resultado do edital e vi que meu nome estava entre os classificados”, falou Oliveira.

Por fim, Welyson Fernando do Prado de Carlos, de 20 anos, estuda na Fatec de Jaboticabal e reside na mesma cidade. Este ganhou a bolsa para estudar na Universidad Técnica Federico de Santa María, no Chile.

Aluno de Tecnologia em biocombustíveis, ele pretende aproveitar a oportunidade. Para ele, o desempenho nas disciplinas foi essencial para a obtenção da oportunidade

“Agradeço aos profissionais que me ensinam. Tudo é valido, a cultura chilena é linda igualmente as suas paisagens e iguarias. Há algum tempo venho estudando a matriz energética dos nossos vizinhos da América latina, e o Chile me chamou bastante a atenção por conta de sua grande evolução na área renovável nos últimos anos, com ênfase na energia geotérmica (Energia geotérmica é a energia adquirida a partir do calor que provêm da Terra), isso e outas coisas que irei aprender serão um grande complemento de conhecimento sobre o ramo de pesquisa que escolhi seguir em minha vida”, concluiu o jovem.

Guilherme, Marcelo e Welyson foram os aprovados no intercâmbio

 


Fotos: Divulgação

Compartilhar: