Estudantes de Ribeirão Preto fazem prova piloto do Enem digital nesse domingo, 31
Ao todo, foram disponibilizadas 96 mil vagas para modalidade digital em 104 cidades, todas preenchidas.

Estudantes de Ribeirão Preto fazem prova piloto do Enem digital nesse domingo, 31

São 700 vagas na cidade, uma das 104 do País onde haverá a aplicação da prova em computadores nos locais estabelecidos

A primeira versão digital do Enem começa a ser realizada nesse domingo, 31. O exame será aplicado de forma piloto para um número reduzido de participantes, mas já poderá ser usado para concorrer a vagas no ensino superior. Mesmo sendo digital, a prova será realizada pelos alunos em locais estipulados pelo Inep e a redação segue realizada em papel. Ribeirão Preto é uma das 104 cidades do país onde haverá a realização da prova, e foram disponibilizadas 700 vagas para aplicação digital no município. O Inep não confirmou, porém, quais os locais de prova na cidade. 

Embora seja feito pelo computador, os candidatos deverão ir até os locais de prova e, assim como no Enem impresso, levar caneta esferográfica de cor preta, pois a redação será feita em papel. Os portões se abrem às 11h30 e fecham às 13h, horário de Brasília. 

Para este primeiro dia de prova, os candidatos têm cinco horas e meia para responder as questões de linguagens e ciências humanas e fazer a redação. O segundo dia do Enem digital está programado para outro domingo, dia 7 de fevereiro, as disciplinas serão matemática e ciências da natureza e os candidatos terão cinco horas de prova. 

No segundo dia de exame, mesmo sem a redação, a caneta também poderá ser usada. Os participantes receberão uma folha de rascunho para fazer os cálculos das provas de exatas à mão, caso desejem.

É a primeira vez que o exame acontece de forma digital, segundo o Ministério da Educação (MEC), a intenção é acabar com a versão física até 2026 e substituir pela versão digital de modo progressivo. Nesta edição piloto, o Enem será aplicado nas grandes cidades e em salas de computação de instituições de ensino, de modo geral, como universidades, determinadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

No estado do Amazonas, em razão do agravamento dos impactos da pandemia, o exame foi suspenso e os estudantes poderão fazer a reaplicação.

Protocolos de segurança 

As medidas de segurança para mitigar a disseminação do coronavírus, são as mesmas das provas anteriores e o descumprimento das regras pode eliminar o candidato. 

Além do documento original com foto, obrigatório para realização da prova, é necessário aos estudantes levarem também a máscara de proteção facial. O candidato que não estiver em posse do item, não poderá realizar o exame. Recomenda-se aos alunos que levem mais de uma máscara, por precaução. 

Candidatos que apresentarem sintomas de covid-19 ou outra doença infeciosa, não devem comparecer aos locais da prova e devem comunicar o Inep na “Página do Pandidato” do site ou pelo telefone 0800 616161. Os candidatos terão direito de fazer o exame nos dias 23 e 24 de fevereiro. 

A nota do Enem digital poderá ser utilizada para concorrer a vagas no ensino superior por programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Foto: Pixabay

Compartilhar: