Possível fechamento de escolas estaduais é motivo de protesto

Possível fechamento de escolas estaduais é motivo de protesto

Protesto aconteceu na manhã desta quinta-feira e Diretoria de Ensino se reuniu com representantes dos professores, pais e alunos

Na manhã desta quinta-feira, dia 1 de outubro, cerca de 200 pessoas, entre representantes do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeosp), pais e alunos, fecharam a Avenida Nove de Julho (sentido bairro) para protestarem em frente à Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto.

Embora sem pronunciamento oficial da diretoria, a manifestação foi motivada pela insatisfação gerada por um suposto fechamento de quatro escolas da rede estadual de ensino de Ribeirão Preto. O fechamento seria por conta da medida de reorganização escolar anunciada pelo Governo Estadual, na última sexta-feira, dia 23 de setembro.

Leia também: Mais de 1 milhão de estudantes devem trocar de escola no ano que vem
Polêmica

Após reunião com a Diretoria de Ensino, representantes da Apeoesp afirmaram que receberam a informação de que quatro escolas serão fechadas em Ribeirão Preto. Sendo elas: José Lima Pedreira de Freitas, Jardim Paiva 1, João Augusto de Mello, Geraldo Corrêa de Carvalho.

Embora não tenha descartado o fechamento de alguma escola, a dirigente regional de Ensino de Ribeirão Preto, Simone Maria Locca, afirmou que ainda não há como saber se de fato a medida será necessária. A dirigente explica que um estudo é realizado pela equipe técnica para avaliar a estrutura escolar e a demanda de alunos.

“Todo ano é a mesma história [sobre o fechamento de escolas estaduais]. Acontece que houve uma redução no número de alunos em todo o Estado. Ribeirão Preto tem 102 escolas estaduais, se não há demanda para todas elas não há necessidade de mantê-las”, afirma a dirigente.

O prazo dado à Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto para concluir e entregar o estudo termina na semana que vem. “O secretário estadual da Educação [Herman Jacobus Cornelis Voorwald] nos deu carta branca para realizar o estudo e fazer qualquer adequação necessária. E se for constado que alguma escola possui baixa demanda, o prédio será destinado a outra finalidade, como uma escola-creche ou uma ETEC. A população precisa acreditar no nosso trabalho. Estamos analisando para melhor atender os alunos”, completa a dirigente.


Foto: Julio Sian

Compartilhar: