Estudantes realizam prova do Enem neste domingo, 5
Centenas de alunos comparecem à universidades da cidade para o primeiro dia de provas do Enem

Estudantes realizam prova do Enem neste domingo, 5

Vestibulandos comparecem aos locais de prova em Ribeirão para realizar a primeira parte do exame

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado neste domingo, 5, em todo o território nacional. Pela primeira vez, a prova será aplicada em dois finais de semana ao invés de somente um, como havia sendo feito há anos.

A primeira parte do exame tem questões sobre as disciplinas de ciências humanas, português e redação. Neste ano, o tema escolhido foi "Desafios para a Formação Educacional de Surdos no Brasil". O segundo dia será no próximo domingo, 12, e terá testes de ciências exatas e matemática.

Centenas de estudantes compareceram à Unip, um dos locais de prova em Ribeirão Preto. Realizando a prova pela primeira vez, as amigas Tainá Pimentel e Bárbara Fernandes são do segundo ano do ensino médio do Colégio Anchieta e prestaram o exame como trainees. "Decidi já começar neste ano para me preparar melhor para a prova do ano que vem", diz Tainá, que pretende prestar faculdade de Arquitetura.

A mudança nas datas de realização das provas animou as estudantes, que não concordavam com o antigo cronograma do Enem. "Achei muito melhor porque temos uma semana para nos recuperar de um dia cansativo e nos concentrar melhor no segundo dia de provas", comenta Bárbara, que tem o sonho de cursar Medicina.

Além do apoio de professores de várias escolas da cidade, os alunos que prestam o Enem também contam com o incentivo de universitários. A Aliança Bíblica Universitária, grupo de estudantes cristãos de universidades, marcou presença no primeiro dia com cartazes usando trocadilhos de fórmulas de física e oferecendo água, caneta e bala para os alunos.

"A gente vem com muita felicidade incentivar os estudantes, sabemos que é um dia importante para eles e queremos passar tranquilidade e positividade a todos", explica Tiago Silva, graduando do curso de Química da USP Ribeirão. Carregando um cartaz com a mensagem "Pense como um próton, sempre positivo", ele acena para os alunos que entram no campus da universidade, desejando boa sorte. O estudante confirma que no próximo domingo, 12, segundo e último dia do exame, o grupo estará em outro local de prova apoiando os alunos.

Confira o momento em que o portão do vestibular foi fechado, na Unaerp, às 13h, para o início das provas: 


Foto: Pedro Grossi

Compartilhar: