Ex-diretor do Inpe faz palestra em Ribeirão Preto
Galvão participa de palestra em Ribeirão Preto

Ex-diretor do Inpe faz palestra em Ribeirão Preto

O evento será realizado no Campus da USP, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

O professor Ricardo Galvão do Instituto de Física (IF) da Universidade de São Paulo e ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) faz uma palestra sobre o tema “Cientistas sob descrédito? Impacto sobre a gestão pública e a sustentabilidade”, nesta quinta-feira, 10, a partir das 19h.

Em seguida, o Escritório de Sustentabilidade (PRME/FEARP) vai entregar o “Prêmio Entidade Sustentável”, que é um reconhecimento tradicional voltado para as entidades estudantis participantes da Comissão Gestora do Escritório de Sustentabilidade da FEARP. Cada organização estudantil ficou responsável por fazer um banner para cada um dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

E para finalizar a noite serão anunciados os vencedores do Desafio Ambev, atividade interdisciplinar que envolve problemática real e abrange conhecimentos de Contabilidade, Economia e Administração. As equipes participantes vão ter presença no evento garantida e a melhor contará com uma premiação de R$ 1 mil.

Os eventos fazem parte do encerramento da Semana Empresarial da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (SEFEA-RP) da USP. Informações podem ser adquiridas pelo e-mail [email protected].

Currículo e atritos com o presidente

Ricardo Magnus Osório Galvão possui graduação em Engenharia de Telecomunicacões pela Universidade Federal Fluminense (1969), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1972), doutorado em Física de Plasmas Aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology (1976) e Livre Docência em Física Experimental pela Universidade de São Paulo (1983). Foi de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 2016 a 2019. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Física e membro do Conselho da Sociedade Europeia de Física. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências, Fellow do Institute of Physics.

Em julho deste ano, Galvão se envolveu em um atrito com o presidente Jair Bolsonaro por conta dos dados de desmatamento na Amazônia. Em uma entrevista coletiva, o presidente criticou o então diretor, dizendo que os dados não correspondiam à realidade. Galvão rebateu as críticas também publicamente, "ele [presidente Bolsonaro] tomou uma atitude pusilânime, covarde, de fazer uma declaração em público talvez esperando que peça demissão, mas eu não vou fazer isso." No dia 2 de agosto, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, decidiu exonerar Galvão do cargo no Inpe. 


Foto: Cecília Bastos Ribeiro/USP

Compartilhar: