Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto implanta novo currículo
Clínica II na FORP recebeu 44 novos consultórios

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto implanta novo currículo

Nova infraestrutura recebeu recursos da ordem de R$ 10 milhões

A partir de 2024, a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) implementa uma nova estrutura curricular e o curso volta a ter quatro anos de duração. Para colocar em prática a nova grade curricular, a unidade passou os últimos três anos reestruturando e modernizando vários de seus espaços, que foram oficialmente inaugurados na última quinta-feira, dia 16 de novembro, com a presença do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

 

As obras e aquisições, disse o diretor da faculdade, Paulo Nelson Filho, aconteceram em um momento desafiador, durante a pandemia de covid-19. “O que entregamos hoje é para atender e dar suporte às aulas atuais e futuras. Estamos implantando uma estrutura curricular moderna, exigindo espaços e equipamentos preparados com o que há de mais avançado em tecnologia, como o Centro Multidisciplinar de Odontologia Digital”, afirmou. 

 

Um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, provenientes de recursos da Reitoria e de reservas técnicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi direcionado para a construção de uma nova subestação de energia, de muros, rampas de acessibilidade, área de convivência para os alunos e um vestiário para as clínicas odontológicas. Em consonância com a moderna estrutura curricular, foram criados o Centro Multidisciplinar de Odontologia Digital e a Sala para Metodologias Ativas de Ensino, priorizando a transdisciplinaridade.

 

Dentre as melhorias, destacam-se, ainda, as do Laboratório Multidisciplinar, a aquisição de cadeiras odontológicas mais modernas para as Clínicas II e de Cirurgia, além daquelas implantadas na Sala Multidisciplinar de Aprendizado Digital e Imaginológico, que permite o planejamento e diagnóstico em tempo real pelos alunos, com a supervisão do professor. As clínicas também foram beneficiadas com um novo sistema de climatização, proporcionando controle de temperatura mais preciso e eficiente em áreas específicas.

 

Carlotti salientou que a gestão da Forp compreende a importância do trabalho conjunto para melhorias gerais, especialmente voltadas para as atividades acadêmicas na graduação. Ele destacou que a qualidade do profissional formado reflete a percepção da sociedade sobre a instituição. “Se a Reitoria, as diretorias e as chefias de departamento não derem atenção para a graduação, dificilmente terão mudanças espontaneamente, por isso damos todo apoio necessário para as unidades modernizarem suas estruturas curriculares de graduação e de pós-graduação e, assim, tornarem o ensino mais ativo, interessante e moderno.”

 

Com informações do Jornal da USP


Hermano Teixeira Machado

Compartilhar: