
Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto implanta novo currículo
Nova infraestrutura recebeu recursos da ordem de R$ 10 milhões
A partir de 2024, a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) implementa uma nova estrutura curricular e o curso volta a ter quatro anos de duração. Para colocar em prática a nova grade curricular, a unidade passou os últimos três anos reestruturando e modernizando vários de seus espaços, que foram oficialmente inaugurados na última quinta-feira, dia 16 de novembro, com a presença do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.
As obras e aquisições, disse o diretor da faculdade, Paulo Nelson Filho, aconteceram em um momento desafiador, durante a pandemia de covid-19. “O que entregamos hoje é para atender e dar suporte às aulas atuais e futuras. Estamos implantando uma estrutura curricular moderna, exigindo espaços e equipamentos preparados com o que há de mais avançado em tecnologia, como o Centro Multidisciplinar de Odontologia Digital”, afirmou.
Um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, provenientes de recursos da Reitoria e de reservas técnicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi direcionado para a construção de uma nova subestação de energia, de muros, rampas de acessibilidade, área de convivência para os alunos e um vestiário para as clínicas odontológicas. Em consonância com a moderna estrutura curricular, foram criados o Centro Multidisciplinar de Odontologia Digital e a Sala para Metodologias Ativas de Ensino, priorizando a transdisciplinaridade.
Dentre as melhorias, destacam-se, ainda, as do Laboratório Multidisciplinar, a aquisição de cadeiras odontológicas mais modernas para as Clínicas II e de Cirurgia, além daquelas implantadas na Sala Multidisciplinar de Aprendizado Digital e Imaginológico, que permite o planejamento e diagnóstico em tempo real pelos alunos, com a supervisão do professor. As clínicas também foram beneficiadas com um novo sistema de climatização, proporcionando controle de temperatura mais preciso e eficiente em áreas específicas.
Carlotti salientou que a gestão da Forp compreende a importância do trabalho conjunto para melhorias gerais, especialmente voltadas para as atividades acadêmicas na graduação. Ele destacou que a qualidade do profissional formado reflete a percepção da sociedade sobre a instituição. “Se a Reitoria, as diretorias e as chefias de departamento não derem atenção para a graduação, dificilmente terão mudanças espontaneamente, por isso damos todo apoio necessário para as unidades modernizarem suas estruturas curriculares de graduação e de pós-graduação e, assim, tornarem o ensino mais ativo, interessante e moderno.”
Com informações do Jornal da USP
Hermano Teixeira Machado