Fundação Feira do Livro inicia treinamento dos Agentes de Leitura

Fundação Feira do Livro inicia treinamento dos Agentes de Leitura

Participantes do programa desenvolvido pela Prefeitura de Ribeirão Preto em parceria com o Governo Federal receberão orientações e treinamentos durante o processo de formação

A Fundação Feira do Livro começou na última sexta-feira, 25, o treinamento dos Agentes de Leitura da Prefeitura de Ribeirão Preto. Em cerimônia realizada no Centro Cultural Palace, os 66 jovens selecionados pela Secretaria da Cultura através do Programa Mais Cultura, receberam um kit com 100 livros, uma mochila e uma bicicleta.

A Fundação venceu o processo licitatório para a capacitação dos Agentes de Leitura. Para realizar a formação desses jovens estão previstas 96 horas de atividades distribuídas em vários encontros.

“Vamos realizar a preparação da equipe de rua. Este processo é importante para que os jovens possam desempenhar as atividades do programa nas suas localidades. Neste primeiro momento fizemos a apresentação do nosso plano de ação e também elaboramos um mapa de atuação”, explicou Adriana Silva, presidente da Fundação Feira do Livro.

Após um período de indefinição sobre o projeto, o secretário da Cultura, Alessandro Maraca, comemorou o início da atuação dos agentes. “Este é um projeto que trata de transformação cultural por meio da literatura. Estamos empolgados com o início do projeto, que passou por um processo burocrático de adequação ao município e agora seguirá com o fomento à leitura nas comunidades”, afirma Alessandro Maraca, secretário da Cultura.

Os jovens irão atuar em suas comunidades atendendo diversas famílias com leitura e empréstimo de livros. Como no caso da jovem Paula Cavalcante, 22 anos, que pretende realizar a atividade com moradores de rua dos Campos Elíseos. “Sou formada em Serviço Social, trabalhei com os moradores e sei que a leitura é uma ferramenta importante no processo de reabilitação”, declarou.

Já o estudante Cassiano Figueiredo, 22 anos, quer atuar no Parque dos Pinos, local onde mora e sabe como ninguém das dificuldades enfrentadas diariamente. “Na minha opinião a leitura liberta. Muitos jovens do meu bairro não têm acesso à cultura e nem aos livros, eu pretendo mudar esta realidade”, afirmou.

Para Adriana Silva, presidente da Fundação Feira do Livro, a parceria com a prefeitura garantirá uma maior compreensão sobre os processos de leitura em Ribeirão Preto. “A parceria é importante para essa nova fase da Fundação, que vai muito além de organizar uma Feira do Livro. Isso vai nos ajudar a entender melhor o processo de formação de leitores”, afirmou.

Revide On-line com informações da Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação

Compartilhar: