Fuvest realiza live para tirar dúvidas sobre a prova nesta terça-feira, 3
A prova de conhecimentos gerais da primeira fase do vestibular da Fuvest será no dia 19 de novembro

Fuvest realiza live para tirar dúvidas sobre a prova nesta terça-feira, 3

Inscrições podem ser realizadas até o dia 6 de outubro

Os estudantes que pretendem concorrer a uma vaga na USP no próximo ano tem poucos dias para fazer a inscrição no concurso vestibular da Fuvest, a Fundação Universitária para o Vestibular, responsável pela prova de seleção para ingresso na USP. O vestibulando precisa se inscrever até às 12 horas do dia 6 de outubro neste link e pagar a taxa de inscrição de R$ 191 até o dia 10 de outubro.

 

Para ajudar a entender como funciona o ingresso na USP, a Fuvest vai promover na próxima terça-feira, dia 3 de outubro, às 14h30, uma live de uma hora em seus canais digitais para esclarecer dúvidas dos estudantes, familiares, professores e público em geral. Participam o diretor executivo da Fuvest Gustavo Monaco e o supervisor acadêmico Fabio Rodrigues, que vão receber o público de forma virtual para uma palestra seguida de seção de perguntas e respostas.

 

A live será transmitida nos canais de redes sociais da Fuvest e as perguntas devem ser enviadas pelo público durante o evento por meio do chat da transmissão no YouTube. Para acompanhar a transmissão acesse o Canal da Fuvest no Youtube clicando aqui.

 

A prova de conhecimentos gerais da primeira fase do vestibular da Fuvest será no dia 19 de novembro — os candidatos ficam sabendo o local de prova no dia 3 de novembro. As provas da segunda fase acontecem no dia 17 de dezembro, com questões de Português e Redação, e 18 de dezembro, com as disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida. A primeira chamada para convocação de aprovados está prevista para o dia 22 de janeiro.

 

Guias para o vestibulando

 

Para ajudar o vestibulando, a Fuvest disponibilizou quatro guias temáticos que compõem o novo Manual do Candidato. Os guias estão divididos de acordo com as necessidades de cada momento do candidato no concurso, do vestibular até a matrícula. Os guias estão disponíveis para download gratuito no formato PDF.

 

Guia de Carreiras e Cursos traz informações sobre os cursos oferecidos pela USP e as carreiras para inscrição no vestibular. O Guia de Jornada mostra todas as etapas da inscrição no vestibular até a matrícula na USP.

 

As informações sobre as provas da primeira e da segunda fase do vestibular estão no Guia de Provas, que apresenta também detalhes sobre a prova de competências específicas para as carreiras de Música, Artes Cênicas e Artes Visuais. Já o Guia de Inclusão e Acessibilidade trata de inclusão social e de condições específicas para a execução da prova do vestibular.

 

Vagas oferecidas

 

Além da Fuvest, a USP terá mais duas formas de ingresso para os novos estudantes: o Enem USP e o Provão Paulista. Em todos os processos de seleção, a USP reservará 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos de escolas públicas (EP).

 

O número total de vagas oferecidas pela USP – 11.147 – não terá alteração em relação ao ano passado. Para a seleção pelo vestibular da Fuvest, das 8.147 vagas oferecidas, 4.888 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.053 vagas para candidatos egressos da escola pública (EP); e 1.206 para estudantes de escola pública autodeclarados pretos, pardos e indígenas (EP/PPI).

 

Para a seleção do Enem USP estão sendo destinadas 1.500 vagas: 685 serão para Ampla Concorrência; 512 para estudantes EP e 303 para estudantes EP/PPI.

 

O Provão Paulista é uma forma de avaliação seriada, que será aplicada pela Secretaria Estadual da Educação, aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos das escolas públicas estaduais de ensino médio. Nesse programa, a USP oferecerá 1.500 vagas, das quais 558 são voltadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).

 

Para fazer a inscrição clique aqui. Acesse a live para tirar dúvidas do vestibular no Canal da Fuvest no Youtube neste link.

 

Com informações do Jornal da USP


Marcos Santos/USP Imagens

Compartilhar: