Governo Lula finaliza programa de escolas cívico-militares do Governo Bolsonaro
As escolas não serão fechadas e sim reintegradas à rede regular de ensino
Uma das prioridades do Governo Jair Bolsonaro, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, foi encerrado pelo Governo Lula, uma decisão em conjunto com o MEC e Ministério da Defesa. A reintegração à rede regular de ensino ocorrerá até o final deste ano letivo.
De acordo com o documento enviado a todos os secretários de educação, haverá uma desmobilização do pessoal das Forças Armadas dos colégios. O MEC solicitou que a transição seja feita de forma cuidadosa para não comprometer o cotidiano das escolas e as conquistas de organização que foram mobilizadas pelo programa.
O ofício foi enviado aos secretários estaduais nesta segunda-feira, 10 de julho, pela coordenadora-geral do MEC, Fátima Elisabete Pereira Thimoteo. Segundo informou o jornal Estadão, o motivo para finalizar o programa é que o mesmo induz o desvio de finalidade das Forças Armadas, problemas de execução orçamentária e que os investimentos podem ser mobilizados em outras frentes da pasta, além de coesão com o sistema educacional brasileiro e o modelo didático-pedagógico adotado.
Fonte: Estadão