Inep admite erros em correções do Enem 2019

Inep admite erros em correções do Enem 2019

Problemas com a gráfica teriam causado inconsistências na correção de provas do segundo dia

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, informou neste sábado, 18, que foram encontrados quatro casos de inconsistências na correção da segunda prova do exame. O erro foi descoberto após alguns candidatos relatarem nas redes sociais surpresa e indignação com notas baixas. Os resultados estão disponíveis para consulta desde sexta-feira, 17.

Durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje, em Brasília, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, explicou que o erro foi provocado pela gráfica responsável pela impressão da prova. De acordo com Lopes, o problema estava no arquivo enviado pela empresa para a Cesgranrio e para a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsáveis pela aplicação da prova. Nos quatro casos confirmados, o gabarito não era da cor da prova feita pelo aluno, o que provocou o erro na correção. Ele alegou que cerca de 1% dos candidatos que fizeram a prova podem ser atingidos. "Nós encontramos até o momento quatro inconsistências de notas. Nós vamos corrigir e continuaremos durante todo o final de semana rodando nossa base de dados para identificar outros possíveis casos de inconsistências", afirmou.

 Através do Twitter, o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que o problema já estará resolvido até segunda-feira, 20, e ninguém será prejudicado no processo seletivo para as vagas das universidades federais. Segundo o ministro, o alcance do problema é "muito baixo".

O Inep disponibilizou um endereço de e-mail para que os alunos tirem dúvidas sobre suas notas e possam pedir a verificação de sua situação. O endereço eletrônico é [email protected].


Foto: Agência Brasil

Compartilhar: