Inspiração e motivação para jovens carentes

Inspiração e motivação para jovens carentes

Estudante da USP desenvolve projeto que inspira jovens a ampliar conhecimentos

A história de Vagner de Araújo de Jesus, 26 anos, é inspiradora. O jovem que nasceu em Serrinha, uma pequena cidade do sertão da Bahia, cresceu em uma família extremamente humilde, mas encontrou nos estudos uma maneira de melhorar de vida e inspirar jovens carentes a seguirem seu exemplo. 

Sua história teve início após a promessa que seus pais fizeram a ele e a seus irmãos, de que fariam de tudo para que os filhos tivessem acesso à educação. Eles não acreditavam no ensino público, e por conta disso buscaram alternativas para que os filhos estudassem em escolas particulares.

“Lembro-me de ‘mainha’ batendo na porta das duas escolas particulares de minha cidade para conseguir uma bolsa”, conta Vagner.  Sua mãe implorou por bolsa de estudos, e após muitos “nãos”, ela conseguiu o “sim” que mudaria a vida do filho.

Apesar da oportunidade, Vagner encontrou alguns obstáculos em seu caminho. Aos 10 anos, por conta de problemas de saúde do pai, o jovem teve que trabalhar para ajudar a família. A mãe comprou brinquedos e bijuterias para vender na feira que da cidade, onde o filho a ajudava a levar as mercadorias, montar e desmontar a barraca da família. O jovem afirma que essa época foi de grande amadurecimento.

Adolescência

Em sua adolescência, o jovem foi aprovado em um concurso para menor aprendiz da Companhia Vale do Rio Doce. Após algum tempo no estágio, ele teve que largar a escola que estudava desde pequeno para estudar no período noturno. Foi nessa época que Vagner conheceu uma realidade que só conhecia nos livros, a ineficiência do ensino público do Brasil. Foi essa realidade que o influenciou diretamente na criação e nas atividades do “Projeto Improve”, no ano de 2015.

Ao final de seu estágio, por ter se esforçado e se dedicado, conseguiu ser contratado para trabalhar efetivamente na empresa. Por conta disso, teve que estudar mais um ano no período noturno. Sem tempo para se dedicar aos estudos, o jovem recorria a leituras noturnas antes de ir dormir.

No fim do ensino médio, por conta de ter trabalhado e estudado no período noturno, Vagner foi reprovado no vestibular. “Aquilo foi um gigantesco balde de água fria, chorei a noite inteira e no outro dia logo cedo decidi o que iria fazer”, afirma Vagner.

Decisão

Após o choque de ter sido reprovado no vestibular, Vagner decidiu pedir demissão e ir atrás de seu grande sonho de estudar em uma universidade pública.  Para isso, ele teve que se mudar para Salvador e conseguir uma bolsa em um cursinho pré-vestibular da cidade. Obtendo uma resposta positiva da dona do cursinho, o jovem conseguiu um acordo na empresa em que trabalhava e após ter planejado cada etapa da mudança, foi para Salvador viver com uma tia.

Após sua mudança, ele ingressou em uma rotina intensa de estudos para poder recuperar o conteúdo defasado do ensino médio.  De acordo com Vagner, foi um ano difícil, mas todo e esforço e dificuldade que atravessou o seu caminho no final foram recompensados com vagas em duas universidades, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Universidade

Optando pela Universidade Federal da Bahia, Vagner acabou entrando em desespero. Instalações ruins, professores desmotivados e aulas em locais distantes, acabaram levando o jovem para outro caminho.  A desmotivação que sofreu na federal acabou motivando seu grande sonho: passar em enfermagem na USP, para poder mudar a realidade da saúde pública do Brasil. 

Decidido a ir atrás de seu objetivo, o jovem entrou em mais uma grande aventura.  Vagner deixou tudo para trás e embarcou para São Paulo. Após ter passado na primeira fase da Fuvest, ele conseguiu que um cursinho da Capital Paulista permitisse que fizesse a revisão para a segunda fase da prova.

Vagner foi aprovado em enfermagem por dois vestibulares, o da Universidade de São Paulo (USP) e o da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “A ficha não tinha caído, na época da matrícula embarquei para Ribeirão Preto sem conhecer nada da cidade, apenas vi um vídeo muito bonito no youtube. Fiz minha matrícula e imediatamente fui atrás da assistente social do campus, pois teria que morar na moradia estudantil, assim como fiz em Salvador depois que passei na UFBA”, afirma o jovem.

Após algum tempo na faculdade de enfermagem, Vagner acabou se desencantando com o curso, pois teve a conclusão de que ele sozinho não seria capaz de mudar a realidade do Brasil, era preciso algo bem maior para fazer a diferença. Foi nesse momento que ele decidiu prestar o vestibular para a Faculdade de Administração da Faculdade de Economia, Administração de Contabilidade (FEA) da USP, onde os frutos de sua dedicação foram brevemente recompensados.

Projeto Improve

A ideia para desenvolver o projeto surgiu da vontade de Vagner de retribuir a sociedade por tudo que conquistou em sua vida.  Após ter voltado de um fórum mundial do G20 que foi selecionado para representar o Brasil na Austrália, ele chegou  em Ribeirão Preto convencido e disposto a fundar o projeto social. 

No início deste ano, o Projeto Improve nasceu do sonho de Vagner e de outros docentes, discentes e funcionários da Universidade de São Paulo. O projeto é uma organização não governamental, que tem na sua essência a oferta aos jovens e crianças de baixa renda a oportunidade de transformar suas vidas e sonhar através da educação

O Projeto viabiliza mudanças na realidade por meio do conhecimento e oficinas complementares de Educação Financeira, Direito e Cidadania, Nutrição, Idiomas, Esportes, Ballet, Artesanato, Leitura e Recursos Artísticos. Eles acreditam que por meio do conhecimento poderão transformar a realidade dos indivíduos e, assim, poderão servir de exemplos para outras pessoas.

Os alunos que se destacarem durante o processo de aprendizado do projeto, serão beneficiados com os futuros acordos estabelecidos com as instituições de ensino médio e fundamental, particulares de Ribeirão Preto. Além das escolas de ensino médio e fundamental, o projeto vem buscando parcerias com escolas de idiomas e de Ballet para as crianças carentes.

As aulas são ministradas por alunos de graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo e de outras universidades de Ribeirão Preto, como UNIP e Barão de Mauá. O projeto piloto é desenvolvido no bairro Parque Residencial Cidade Universitária, na Escola Estadual Aymar Batista Prado.

Mais informações sobre o Improve estão no Facebook www.facebook.com/projetoimprove

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Gabriela Maulim Freitas (Colaboradora)
Fotos: Ibraim Leão e divulgação 

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