Jovem talento

Jovem talento

Recém-formado, o arquiteto Gustavo Rinaldi G. Netto acaba de conquistar o primeiro lugar em um importante concurso de Design

*Matéria publicada na edição 1090 da revista Revide.

O arquiteto Gustavo Rinaldi G. Netto, ex-aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da Barão de Mauá, conquistou o Prêmio Design Jovens Talentos 2021, na categoria recém-formado. Realizado pela Unibes Cultural, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de ação Cultural (PROAC) e da Tok&Stok, o concurso teve como proposta a criação de um móvel – e de sua respectiva embalagem – sob o tema “Transformar”. A iniciativa estimula o desenvolvimento de produtos adequados à realidade social, cultural e tecnológica do mercado brasileiro de design. O júri que avaliou os projetos foi composto por especialistas da área e representantes da Unibes Cultural.

Gustavo conquistou o primeiro lugar com a criação de uma poltrona flexível. “Por meio de pesquisas, buscando entender como a pandemia afetou as casas brasileiras, pude perceber que apesar das diferentes formas de morar, muitas pessoas enfrentaram a ausência de privacidade para exercer atividades que demandam silêncio e conforto. Diante disso, surgiu a ideia de criar uma poltrona com abas, um móvel flexível que pode ser aproveitado em momentos de privacidade ou não”, comenta.

O arquiteto, que concluiu a graduação no ano passado, destaca a importância do prêmio. “Espero colher bons frutos deste projeto, principalmente para divulgação do meu portfólio e convites para novos trabalhos, ao lado do meu sócio e amigo Leandro Destido. A conquista trouxe motivação para colocar em prática o sonho de desenhar móveis”, revela. 

“O sucesso do Gustavo em um concurso do porte e representatividade do Prêmio Design Jovens Talentos 2021 é motivo de orgulho e mostra que estamos no caminho certo. A juventude há muito deixou de significar ingenuidade, fragilidade ou pouco aprofundamento técnico na área de projeto. A juventude, hoje, é inovação que pavimenta o futuro dos nossos egressos”, afirma o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Barão de Mauá, Prof. Dr. César Muniz.


Foto: Divulgação

Compartilhar: