Lei que permite utilização de celular nas escolas paulistas é aprovada
Projeto encaminhado pelo próprio Governo Estadual permite que professores desenvolvam atividades com o aparelho telefônico

Lei que permite utilização de celular nas escolas paulistas é aprovada

Os estudantes da rede estadual poderão utilizar o celular em atividades pedagógicas

Os alunos da rede estadual de educação poderão utilizar os aparelhos de telefone celular em sala de aula, conforme aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo nesta terça-feira, 10. O projeto de lei que visa ao uso da tecnologia para complemento da educação. Agora, a proposta aprovada será encaminhada para sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O projeto é de autoria da própria Secretaria Estadual da Educação, a pedido do secretário José Renato Nalini. Com a legislação, crianças e jovens do Ensino Fundamental e Médio poderão utilizar aparelhos em sala de aula em atividades pedagógicas e orientadas por educadores.

"O ensino prelecional está sendo questionado em todos os ambientes. Se quisermos manter o aluno interessado em aprender, temos de usar a linguagem dele. A linguagem de seu tempo", justifica o secretário Nalini.

Para a pedagoga, linguista e pesquisadora em educação, Elaine Assolini, blogueira no Portal Revide, a iniciativa é boa, já que, segundo ela, não se pode mais negar o uso do celular em sala de aula. Porém, a pedagoga salienta que é preciso que os professores busquem qualificação para poder propor atividades com o uso da tecnologia em sala de aula.

“Os professores precisam se preparar melhor, porque os alunos já chegam à escola sabendo muito mais do que os professores no que se refere ao mundo digital. E os docentes precisam conhecer a rede e saber utilizar as ferramentas que terá à disposição para poder aplicar atividades que terão contribuição da tecnologia”, comenta Elaine.

Para permitir a utilização dos equipamentos, o governo estadual promete instalar sistema wi-fi em todas as escolas estaduais até outubro de 2018. Segundo a pasta da Educação, a modernização do sistema terá início nas salas dos professores e de informática.  

Porém, não será tudo na internet que está liberado para os estudantes, já que o monitoramento e filtro de conteúdo acessado pelos estudantes serão mantidos.


Foto: Pixabay

Compartilhar: