Livro conta história de quatro amigos que lutam contra a corrupção

Livro conta história de quatro amigos que lutam contra a corrupção

Escritor fez campanha em site de financiamento coletivo para a publicação do livro

O escritor Rafael Frias, 36 anos, formado em psicologia pela Unesp de Bauru, acabou de lançar seu primeiro livro, GATU – Grupo Anti Terrorista Ulysses Guimarães. Nele, um grupo de quatro amigos sai de Florianópolis em busca de uma revolução política na capital brasileira.

O livro conta a história de um professor que, após se curar de um câncer, resolve por em prática o seu grande sonho, matar o político mais poderoso e corrupto do País. Para isso, ele convoca mais três amigos e juntos embarcam na aventura até Brasília para lutar contra a corrupção e por um país mais justo. Sem nenhuma estrutura e planejamento, o quarteto sai em busca do grande objetivo da missão.

De acordo com Frias, o livro está sendo muito bem recebido por onde passa. "O assunto é muito atual e quer mostrar que acima de partidos e ideologias, o brasileiro comum quer um país melhor pra se viver”, afirma.

O autor de GATU- Grupo Anti Terrorista Ulysses Guimarães, falou com o portal Revide, e nos contou como surgiu a ideia de escrever um livro tão atual e desejado por cada brasileiro. Confira a entrevista abaixo: 

Portal Revide: Seu livro fala sobre corrupção. Por que decidiu escrever sobre um problema que vivemos diariamente no Brasil?

Rafael Frias: A corrupção é um mal que todo brasileiro de bem quer acabar. Morei três anos na Inglaterra e quando voltei para o Brasil senti na pele a dificuldade que é viver tendo que pagar impostos exorbitantes sem ter nada de volta por isso. Ficava pensando numa maneira de mudar o País, tipo reforma política, revolução escolar, todas muito complexas e demoradas. Decidi então criar o primeiro grupo antiterrorista do Brasil e mudar o País da maneira mais simples e radical possível, com uma revolução.

Portal Revide: Qual o objetivo do livro?

Rafael Frias: Entreter. É uma leitura fácil, cheia de comédia, com várias loucuras, em que quatro caras decidem largar tudo em busca de um sonho. Claro, também quer provocar, mostrar que a mudança que tanto queremos está bem próxima das nossas mãos. Basta estar pronto e decidido o suficiente pra isso.

Portal Revide: Qual o seu público-alvo?

Rafael Frias: Meu público-alvo são todos os brasileiros que lutam e querem um País melhor para se viver. Pela temática e linguajar, talvez os mais jovens se identifiquem mais.

Portal Revide: O livro conta a história de quatro rapazes que vão em busca de seu sonho. Você poderia me contar um pouco mais sobre?

Rafael Frias: Na verdade o protagonista, professor, cura-se de um câncer, e depois disso decide por em prática o seu maior sonho, que é matar o político mais poderoso e corrupto do país. O Senador José Sarnento. Ele chama outros três amigos, e eles decidem cada um com seus motivos, embarcar nessa loucura e formam o GATU, sem nenhuma estrutura, planejamento ou coordenação.

Portal Revide: Os personagens são inspirações reais?

Rafael Frias: Os quatro amigos são inspirados em pessoas que conheci. Juntei características de várias pessoas para formar a personalidade dos personagens.

Portal Revide: Quais foram as maiores dificuldades para escrever o livro?

Rafael Frias: Para escrever o livro não houve nenhuma dificuldade. Na época tinha vendido um negócio meu em Florianópolis, então estava com grana no bolso e pude focar 100% no livro. Foi um processo muito gostoso, fluiu tudo muito rápido e em três meses o livro estava pronto. Isso foi no fim de 2012. Antes das grandes manifestações de Junho de 2013. A grande dificuldade foi conseguir editora, distribuidora, que compre sua ideia e financie seu projeto. Tentei concursos literários, editoras e não obtive resposta. Deixei o projeto um pouco de lado e no começo desse ano, fiz uma campanha no site de financiamento coletivo Catarse, e consegui o dinheiro pra publicar o livro.

Portal Revide: Quanto tempo levou para arrecadar o dinheiro?

Rafael Frias: Se não me engano foram 45 dias de campanha.

Portal Revide: Porque escrever um livro sobre corrupção?

Rafael Frias: Na época, fim de 2012, o povo estava adormecido, sem resposta para a roubalheira desenfreada. Isso me deixava muito mal, queria que algo mudasse na atitude da população. O Brasil é um país rico, com gente pobre. Então quanto mais discutirmos a corrupção e todo o mal que isso gera, melhor para nós enquanto cidadãos.

Portal Revide: Qual é a mensagem que deseja transmitir ao seu público?

Rafael Frias: Lute pelo seu sonho, mesmo que lhe pareça impossível. Poderia ser também: Politize-se, um país melhor se faz com atitudes, não com discurso.

O livro “GATU – Grupo Anti Terrorista Ulisses Guimarães” pode ser adquiro por R$ 24,90 no site da Estante Virtual ou na livraria Cultura.

Revide Online
Gabriela Maulim 
Fotos: Divulgação 

Compartilhar: